O primeiro passo foi dado. De forma invicta, o Brasiliense conseguiu a classificação para a segunda fase de Série D do Campeonato Brasileiro.
A vaga na fase mata-mata, porém, não veio da forma esperada. A equipe amarela oscilou bastante e acabou complicando partidas que pareciam tranquilas.
Agora, em confronto pelas oitavas de final do certame, o único representante da capital enfrenta o Remo (PA), time que tem tradição de lotar estádios quando atua como mandante ou em seu estado.
Para complicar ainda mais, o Jacaré não tem boas lembranças de partidas contra clubes com torcida. No histórico recente há, inclusive, uma derrota por 5 x 1, de virada, para o Sampaio Correia (MA), na Série C do ano passado, assim como um revés contra o Santa Cruz, no Arruda, em Recife.
Entretanto, o time também viveu bons momentos dentro do mesmo campeonato. Contra o Fortaleza (CE), por exemplo, conseguiu um empate diante de um Presidente Vargas tomado pelo público.
Na visão do técnico Marcos Soares, o problema do clube não é recente. Ele afirma ainda que vai conversar com o elenco que tem à disposição sobre as partidas contra a equipe paraense.
“Acho que o Brasiliense tinha problemas. O time passou dois anos sem ganhar um jogo fora de casa. Claro que vai haver uma conversa sobre o jogo, por se tratar de uma partida diferente, de estádio lotado, algo que ainda não enfrentamos.”
Passado alegre
No início de sua trajetória nacional, o time de Taguatinga não teve problemas em confrontos contra times grandes. Na Copa do Brasil de 2002, por exemplo, enfileirou adversários dentro de seus próprios domínios.
Nas quartas de final, o clube bateu o Fluminense por 1 x 0, no Maracanã.
Na fase seguinte, a vítima foi o Atlético-MG. Nas semifinais, o time do Distrito Federal foi ainda mais cruel. Diante da torcida do Galo, o elenco composto por Donizeti, Wellington Dias e companhia aplicou implacáveis 3 x 0 e praticamente selou a classificação para a decisão.
O Brasiliense só foi parado pelo Corinthians, na final do campeonato. Mesmo assim, fez duas partidas duras, perdendo uma por 2 x 1, em São Paulo, e empatando uma por 1 x 1 em casa.