O técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, só vai confirmar nesta terça-feira a escalação que vai enfrentar o Palmeiras nesta quarta-feira, às 21h50, na Arena Barueri, pela estreia das duas equipes na Copa Sul-Americana. Uma coisa porém é certa: o treinador vai preservar vários titulares pensando na partida do próximo sábado contra o Atlético-GO, fora de casa, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A ideia do treinador é evitar que atletas desgastados pela sequência de jogos possam acabar sofrendo alguma lesão mais séria, ficando de fora do restante da temporada.
Oswaldo de Oliveira tinha dito que não priorizaria o Campeonato Brasileiro em detrimento da Copa Sul-Americana, pois entende que o torneio continental serve como atalho para uma vaga na Copa Libertadores, mas admitiu que o excesso de partidas em um curto espaço de tempo modificaram seus planos. Desde o início de julho que a equipe vem jogando sempre no meio e no fim de semana.
“Existem jogadores que estão muito desgastados fisicamente e que necessitam deste descanso. Estamos fazendo alguns testes que vão nos dar a equipe que pode enfrentar o Palmeiras sem maiores riscos. Não posso ficar expondo o grupo de peito aberto sem levar em consideração o cenário com que estamos trabalhando”, afirmou Oswaldo de Oliveira.
O treinador, porém, disse que não está abrindo mão da Copa Sul-Americana.”Nós vamos mandar a campo uma equipe capaz de desempenhar um bom trabalho e tentar buscar um resultado positivo contra o Palmeiras. Além disso, no fim do mês, tem o jogo da volta na nossa casa. O momento é de termos tranquilidade e usarmos todas as peças que temos à nossa disposição “, afirmou Oswaldo de Oliveira.
Na manhã desta segunda-feira Oswaldo de Oliveira comandou o time de reservas em um coletivo contra os juniores, mas isso não significa que seja um sinal do que ele pretende usar contra o Palmeiras. O treinador, porém, vai preservar contra o Verdão o lateral direito Lucas, o zagueiro Fábio Ferreira, o lateral esquerdo Márcio Azevedo, o volante Renato, os meias Fellype Gabriel, Andrezinho e Seedorf e o atacante Elkeson.
O goleiro Jéfferson tem escalação garantida, assim como o zagueiro Antônio Carlos, que cumpriu suspensão na vitória de 1 a 0 sobre o Figueirense, no sábado passado. Expulso contra o Figueira, o meia Vítor Júnior será usado contra o Palmeiras, pois não pode participar do jogo contra o Atlético-GO. O atacante Rafael Marques, precisando pegar ritmo de jogo, também começa jogando.
A partida também deverá marcar a estreia do lateral esquerdo Lima, contratado após ter poucas oportunidades no Internacional. O volante Rodrigo Dantas, que vem se destacando nos treinos, também vai jogar, pois Oswaldo de Oliveira tem planos para o jogador. Assim, o esboço de time para a estreia na Copa Sul-Americana é : Jéfferson, Lennon, Brinner, Antônio Carlos e Lima; Jadson, Rodrigo Dantas, Cidinho e Jéferson Paulista; Vítor Júnior e Rafael Marques. Nesta terça-feira o elenco participa de uma atividade tática em General Severiano, que deverá ser decisiva para definir a escalação que irá a campo. Em seguida a delegação botafoguense embarca para Barueri.
Reforços – Apesar de a diretoria evitar falar abertamente, o Botafogo ainda não fechou o ciclo de contratações para a sequência da temporada. O presidente Maurício Assumpção orientou o departamento de futebol a buscar um nome para o ataque, pois acredita que o setor ficou carente com as saídas de Herrera, negociado com o futebol dos Emirados Árabes Unidos, e Caio e Loco Abreu, emprestados ao Figueirense.
Atualmente, Rafael Marques é o único atacante de origem, somando-se a ele Sassá e William, revelados nas categorias de base e tido como muito jovens ainda. O meia Elkeson vem sendo usado no setor, mas peca pela falta de regularidade. Apesar de evitar falar em nomes, o Botafogo sonha com Zé Carlos, artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro pelo Criciúma.