Punido pelo STJD com quatro jogos de suspensão por conta da expulsão no mês passado, o atacante Emerson Sheik, que já cumpriu um jogo da pena, perderia as três próximas partidas do Glorioso na Série A. O Alvinegro, porém, estudava a possibilidade de ingressar com um pedido de efeito suspensivo para que ele pudesse atuar nos duelos contra o Vitória, neste sábado, em Salvador (BA), além do jogo contra o Palmeiras. Em sequência, a terceira partida pela competição seria contra o Corinthians. Porém, a estratégia deverá ser revista, com o clube “aceitando” a punição.
A decisão do Botafogo está baseada no fato de que o jogador deixou a partida contra o Santos, na quarta-feira, pela Copa do Brasil, com uma lesão na perna direita. Emerson sequer conseguiu terminar todo o primeiro tempo na derrota de 3 a 2 pelo confronto de ida das quartas de final, sendo substituído pelo paraguaio Pablo Zeballos. Assim, ele está vetado do jogo contra o Vitória e sua escalação contra o Palmeiras é pouco provável. Como contra o Corinthians, ainda dono de seus direitos federativos, ele não pode ser usado por questões contratuais, o Botafogo não deverá ingressar mais com o efeito suspensivo.
“Essa será uma decisão da diretoria com o departamento jurídico do clube, porém, o que eu entendo é que devemos avaliar muito bem a situação, pois não sabemos quando vamos poder contar com o jogador novamente”, afirmou o técnico Vagner Mancini.
Emerson Sheik não deverá ser o único desfalque para domingo, já que o goleiro Jefferson deixou o gramado ainda no primeiro tempo do jogo contra o Santos reclamando de uma lesão na mão esquerda, após falhar no gol de Geuvânio.
A curiosidade sobre a escalação do time contra o Vitória, porém, passa mesmo pelo substituto de Sheik, já que Andrey é o reserva imediato de Jefferson. Isso porque Mancini tem optado por Zeballos, muito criticado pelos torcedores. Na substituição de quarta-feira o treinador foi chamado de “burro” pela torcida, que acenava implorando pela não entrada do paraguaio. O tema foi tratado por Mancini na entrevista coletiva que concedeu após o confronto e o treinador reclamou da falta de opções no plantel.
“Não querem que eu escale o Zeballos, mas então vou colocar quem? O Ferreyra não estava em condições, o Mamute tem outras características. O Zeballos ainda não está totalmente adaptado ao futebol brasileiro, mas é um jogador importante. Ele melhorou o rendimento do time quando entrou e ainda marcou o segundo gol contra o Santos. Queria muito que ele marcasse mais um, que a gente empatasse a partida e que eu pudesse me vingar das vaias de uma maneira muito educada”, disse Mancini, que garante confiar no atacante paraguaio.
Zeballos encarou com naturalidade o fato de ser contestado. “A torcida tem o direito de se manifestar como quiser cabe a mim fazer meu trabalho da melhor forma. Procurei dar meu melhor contra o Santos, como sempre faço dentro de campo – disse o camisa 11.
Nesta quinta-feira o elenco participou de um trabalho regenerativo e nesta sexta-feira, pela manhã, Mancini define que enfrenta o Vitória. Em seguida a delegação embarca para Salvador na parte da tarde.