Menu
Futebol

Berdych desiste do Rio 2016 por medo do zika

Arquivo Geral

16/07/2016 17h17

REUTERS/Justin Tallis/Pool

Dono da oitava colocação do ranking mundial de tênis, o tcheco Tomas Berdych é mais uma estrela do esporte a abdicar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 por causa do zika vírus. O atleta anunciou sua decisão neste sábado, a 20 dias do início do evento no Brasil.

Berdych, semifinalista de Wimbledon, casou-se no ano passado com a modelo Ester Satorova e afirmou ter desistido de participar das Olimpíadas para tentar minimizar os riscos a sua recém-criada família. Sua desistência foi anunciada um dia depois de o evento sofrer com outras importantes baixas do tênis. Na sexta, o canadense Milos Raonic, a romena Simona Halep e a bielorrussa Victoria Azarenka (que descobriu estar grávida) também abdicaram dos Jogos.

“Foi uma decisão difícil e veio depois de uma longa discussão com as pessoas mais próximas a mim. É uma questão puramente pessoal, mas sinto a necessidade de dar ao menos um motivo a meus fãs. É por causa da disseminação do zika vírus no país das Olimpíadas. Como fundei recentemente uma família, limitar os riscos de saúde a ela é minha prioridade”, disse o tcheco.

Berdych já tinha dado indicativos de que poderia desistir das Olimpíadas por medo da doença. Ele estava inscrito no evento para jogar em simples e em duplas, formando parceria com o veterano Radek Stepanek. Jiri Veseley e Lukas Rosol são os outros tenistas tchecos inscritos no Rio 2016.

“Peço desculpas a todos que estão desapontados com minha decisão, acredito que com um olhar mais profundo é possível entender que a tomei pela minha família. Desejo sucesso à delegação da República Tcheca e espero que possa ter a honra de defender as cores nacionais de novo”, afirmou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado