Menu
Futebol

Benfica leva susto, mas com dois de Cardozo vai à final da Liga Europa

Arquivo Geral

02/05/2013 19h13

O Benfica tomou um susto quando o Fenerbahçe empatou o jogo no Estádio da Luz, mas os portugueses fizeram valer o mando de campo, venceram por 3 a 1 e se garantiram na final da Liga Europa. A decisão do segundo maior torneio continental da Europa será contra o Chelsea, que bateu o Basel, da Suíça, na Inglaterra.

 

Depois de perder o primeiro jogo na Turquia por 1 a 0, o gol de pênalti marcado por Kuyt, pelo Fener, obrigou o Benfica a vencer a partida por dois gols de diferença. Aí brilhou a estrela do atacante Cardozo, que marcou duas vezes. Gaitán completou o placar.

 

Agora os ‘encarnados’ enfrentam os Blues, que derrotaram o Basel pelo mesmo placar em Stamford Bridge, 3 a 1 – os ingleses já haviam vencido na Basileia por 2 a 1. As duas equipes entram em campo no próximo dia 15, uma quarta-feira, em partida única, marcada para a Amsterdã Arena, na capital holandesa.

 

O jogo – O Benfica começou a partida determinado a reverter o placar da primeira partida, quando foi derrotado por 1 a 0. Nos primeiros minutos de jogo, os benfiquistas fizeram marcação pressão, apertando a saída de bola do Fenerbahçe, e não deram chance aos turcos.

 

E o gol que o Benfica tanto buscava saiu logo aos nove minutos do primeiro tempo. O brasileiro Lima, ex-Santos, fez boa jogada pelo lado direito, invadiu a área e cruzou rasteiro para o argentino Gaitán, que, com um toque de primeira, tirou as chances de defesa do goleiro Volkan Demirel.

 

Com dificuldades para sair da forte marcação do Benfica, em uma das poucas brechas que teve para chegar à área dos portugueses, o Fenerbahçe teve um pênalti marcado a seu favor. Após lance confuso, o zagueiro Garay colocou a mão na bola, em um movimento que o árbitro da partida julgou intencional. O holandês Kuyt converteu a cobrança e empatou a partida.

 

O centroavante comemorou muito o gol com o brasileiro Cristian, que na partida de ida, na Turquia, ficou abalado emocionalmente após desperdiçar um pênalti. O ex-corintiano deixou o gramado chorando de forma compulsiva ao final do primeiro tempo.

 

Depois do gol, a equipe turca equilibrou as ações e passou a criar algumas chances de gol. Aos 34 minutos, entretanto, os portugueses foram mortais. Após rápida cobrança de falta, Cardozo recebeu na entrada da área, girou em cima da marcação e mandou de canhota para o fundo do gol.

 

O panorama do fim do primeiro tempo, com o Benfica buscando o ataque e o Fenerbahçe se defendendo a todo custo, foi mantido nos minutos iniciais do segundo tempo, quando o time português ainda buscava o gol da classificação.

 

Aos 12 minutos da segunda etapa, o defensor do Fenehbahçe, Gonul, caiu desacordado no campo após ser atingido pelo pé de Gaitán em uma jogada aérea. O jogador foi atendido no gramado e removido pela ambulância em direção a um hospital próximo do Estádio da Luz.

 

Os portugueses conseguiram transformar a pressão em gol aos 21 minutos. Após cruzamento do lado direito, a bola sobrou para Luisão. O zagueiro teve o chute bloqueado, e, na sobra, Cardozo, livre de marcação e cara a cara com Demirel, marcou o terceiro gol do Benfica.

 

Nos últimos minutos, já sem muitas opções, o Fenerbahçe decidiu se lançar ao ataque, mas não criou nenhuma grande oportunidade para diminuir o placar. A equipe do brasileiro Cristian insistia nas bolas aéreas, mas sem sucesso. Uma cabeçada de Korkmaz, já nos acréscimos, foi a melhor chance dos turcos, mas o goleiro brasileiro Artur defendeu com segurança.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado