A torcida são-paulina ainda não pode dizer o mesmo, mas a zaga Tricolor já foi conquistada pelo técnico Edgardo Bauza. Ainda à espera da estreia do time e, principalmente, do desempenho na disputa da pré-Libertadores, nos dias 3 e 10 de fevereiro, contra o Universidad César Vallejo, os torcedores ao menos têm nas palavras dos defensores uma promessa: o São Paulo levará menos gols neste ano.
“A gente vem treinando taticamente, fisicamente, vem conversando bastante com a gente na forma de jogar. Estamos assimilando bem no dia a dia para que a gente possa facilitar e encontrar a melhor forma em breve”, afirmou o lateral direito Bruno, confiante nas conversas que teve com o treinador neste curto período.
“O que eu posso falar é que nos treinos ele está falando mais com a gente, ele vem organizando bem a postura da equipe. Ele quer organização, não abre mão disso. Todos atrás da linha da bola, não só os defensores e os volantes marcando. Com a organização e a compactação, a gente tem tudo para sofrer menos gols”, continuou o jogador.
Quarto colocado no Brasileiro, o Tricolor teve apenas a décima defesa da competição em gols tomados, com 47 bolas indo ao fundo de sua rede. O número é apenas um gol inferior ao do lanterna Joinville, por exemplo. Conhecido por construir times com defesas seguras, como o San Lorenzo campeão da Libertadores, em 2014, e melhor defesa do último Argentino, Bauza não quer que o Tricolor repita o desempenho em 2016.
“Os times dele são competitivos, marcam muito forte, e acredito que ele vá implantar isso aqui. Precisamos mudar nossa postura, Não temos um time de muita marcação e precisamos disso para competir de igual para igual com todas as equipes”, analisou o zagueiro Rodrigo Caio.
Curiosamente, foi para a defesa que o comandante recebeu os seus únicos reforços até o momento, o lateral esquerdo Eugenio Mena e o zagueiro Lugano. No momento, são 12 atletas no elenco que atuam no setor. Além das contratações, os zagueiros Rodrigo Caio, Lucão, Breno, Lyanco e Luiz Eduardo, e os laterais Bruno, Auro, Carlinhos, Reinaldo e Matheus Reis.