O Barcelona alcançou uma impressionante marca nesta quarta-feira. O time catalão derrotou o Betis por 4 a 0, no Camp Nou, e atingiu o recorde de 180 gols anotados na temporada. O número desbanca o rival Real Madrid, que havia estufado as redes 178 vezes em 2014. A vitória também mantém o Barcelona na ponta do Campeonato Espanhol, com 38 pontos conquistados nos dezesseis jogos disputados até aqui – o clube tem um jogo a menos que as demais equipes.
O compromisso dessa quarta-feira foi o último do Barcelona no ano. O duelo também foi primeiro após a conquista do Mundial de Clubes da Fifa, contra o River Plate. Ao todo foram cinco títulos conquistados pelo clube catalão em seis campeonatos disputados nesse ano – o time só perdeu a Supercopa da Espanha para o Athletic Bilbao.
Apesar de não ter sofrido com investidas do Betis em nenhum momento, o Barcelona abriu o placar com um lance duvidoso. Aos 29 minutos do primeiro tempo, o goleiro Adán saiu do gol para socar a bola e esbarrou em Messi. O árbitro assinalou o pênalti e deu cartão amarelo para o arqueiro. Na cobrança, Neymar escorregou e carimbou o travessão, mas o zagueiro Westermann se atrapalhou na hora de afastar o rebote e assinalou um gol contra.
Messi, que chegou ao 500º jogo pelo Barcelona, anotou o segundo dos catalães. Aos 33, Neymar acertou passe rasteiro pela esquerda e deixou o argentino em ótimas condições para concluir ao gol. Suárez teve a chance de ampliar aos 39 minutos, mas chutou para fora.
Na volta do intervalo, o Barcelona precisou de apenas um minuto para anotar o terceiro e quebrar o recorde de gols da temporada. Busquets fez o desarme no campo ofensivo e acionou o uruguaio Suárez, que não perdoou o goleiro Adán. Aos 16, Neymar recebeu dentro da área e voltou a esbarrar na trave do Betis. Daniel Alves, aos 26, também mandou a bola no travessão após boa jogada de Neymar. Foi preciso Suárez, aos 38, aproveitar um passe genial de Neymar dentro da área para concluir a goleada catalã.
Atlético de Madrid – Após ser goleado por 10 a 2 pelo Real Madrid na última rodada, o Rayo Vallecano fez jogo duro contra o Atlético de Madrid e quase arrancou um ponto da equipe rival. Mas o time da capital foi superior nos minutos finais da partida e venceu por 2 a 0. Aos 42 do segundo tempo, Ángel Correa conseguiu concluir às redes pela primeira vez. Dois minutos depois, Antoine Griezmann encontrou espaço para ampliar. O resultado manteve o Atlético na vice-liderança do Espanhol, com os mesmos 38 pontos do Barcelona. O Real Madrid é o terceiro na tabela de classificação.
Confira todos os resultados dessa quarta-feira no Campeonato Espanhol:
Levante 0 x 1 Málaga
Real Madrid 3 x 1 Real Sociedad
Rayo Vallecano 0 x 2 Atlético de Madrid
Sevilla 2 x 0 Espanyol
Eibar 2 x 0 Sporting Gijon
Barcelona 3 x 0 Real Betis
Celta de Vigo 0 x 1 Athletic Bilbao
Getafe 0 x 0 Deportivo La Coruña