
Invicto há cinco jogos, líder do Hexagonal Final e candidato forte ao título estadual. Esse é o quadro atual do Figueirense de Argel Fucks. Nesta terça-feira, em entrevista à SporTV, o treinador comentou sobre a boa fase do elenco alvinegro, ressaltando a “mescla” da experiência com a juventude.
“No futebol de hoje, é importante para o treinador saber mesclar jogadores experientes com atletas vindos da base. No Figueirense, grande parte dos jogadores foi criada no clube, e isso é muito importante, já que eles vêm tendo continuidade”, declarou Argel, que crê que a equipe “está na diretriz correta”.
O ex-zagueiro deixou de jogar em 2007, aos 33 anos de idade, e resolveu seguir carreira como treinador. Em 2008, iniciou começou no Mogi Mirim e, hoje, com 15 equipes na carreira, Argel já tem uma filosofia de trabalho bem marcada: a valorização da intensidade nos treinamentos.
“Se você treina fraco, joga fraco. Se treina forte, joga forte. E não se trata de quantidade de treinamentos, e sim de qualidade. Hoje, os treinos são curtos, porém, mais intensos. Aprendi essa forma mais dinâmica de administrar as equipes na Europa”, pontuou o técnico, que já jogou em Portugal, pelo Porto e pelo Benfica, e na Espanha, pelo Racing Santander.
“Hoje em dia, no futebol, não existem mais posições. Obviamente, você tem uma organização dentro de campo, mas hoje todos atacam e todos defendem. O jogador tem que saber fazer recomposição e buscar espaços no gramado. O futebol ficou muito mais tático e físico do que propriamente técnico. E isso faz com que vivamos uma escassez de grandes talentos”, disse.
Nesta quarta-feira, Argel comanda o Figueira em mais um desafio. Desta vez, pela Copa do Brasil, contra o Princesa do Solimões (AM), em Manaus.