Rosana Jesus
rosana.jesus@jornaldebrasilia.com.br
Após ficar três anos sem competir, Wanderlei Silva está de volta ao combate. O lutador brasileiro, de 40 anos, havia se aposentado, mas retornou aos treinos para disputar o Madison Square Garden, em Nova York (EUA), em 24 de junho. Convidado pelo Bellator, a lenda do MMA foi escalada para enfrentar, na luta principal, o norte-americano Chael Sonnen, que é rival também fora do octógono. o “Cachorro Louco” está sem lutar desde março de 2013, quando nocauteou Brian Stann no UFC Japão.
Saiba mais
- Wanderlei Silva é um dos maiores nomes do MMA no mundo. O brasileiro ficou muito famoso devido as suas exibições no Pride, evento de luta japonês, que acabou sendo comprado pelo UFC.
- Com contrato encerrado com o UFC, Wanderlei decidiu assinar com o Bellator, um dos maiores eventos em atividade.
- Aos 40 anos, Wanderlei não entra no octógono desde 2013, quando fez uma bela luta contra Brian Stann. Na ocasião, ele nocauteou o rival com uma sequência de socos, no segundo round.
O lutador foi suspenso das lutas após se recusar a fazer um exame antidoping fora do período de competição, em 2014. Na ocasião, Wanderlei foi punido pela Comissão Atlética de Nevada, com banimento vitalício do esporte. Ele enfrentaria Chael no UFC 175. “Eu não estava sendo tratado como deveria, então me revoltei e resolvi parar”, diz Silva. Ironicamente, o rival do lutador brasileiro chegou a defendê-lo por recusar o teste. Sonnen havia feito o exame antes de Wanderlei e afirmou que passou por situações constrangedoras, por isso, estava arrependido de ter aceitado a avaliação.
A rivalidade entre Wanderlei e Sonnen surgiu quando eles se desentenderam no reality show The Ultimate Fighter Brasil 3. Na época, o brasileiro ficou irritado com a postura do adversário em relação ao Brasil. Os atletas chegaram a brigar no próprio programa, mas ainda ficaram com a rixa pendente. “Eu queria completar minha luta de número 50 com ele. Agora teremos a oportunidade de resolver isso no ringue”, declara Wanderlei, que tem 36 vitórias, 12 derrotas e um empate em seu cartel.
Depois de terem a luta remarcada por quatro vezes, os atletas, que também foram técnicos do TUF Brasil, finalmente vão se reencontrar no octógono. Pelas redes sociais, Sonnen andou fazendo uma lista de provocações ao brasileiro. Na última terça-feira, o americano publicou em sua conta no ‘Twiter’ 10 motivos pela qual deseja enfrentar Silva. Confira:
“1- Ele é o cara que ‘solta os cachorros’; 2- Aquele chapéu estúpido; 3- Ele não espera meia hora depois de comer para cair na piscina; 4- Ele dança como a Elaine Benes no ‘Seinfield’ ; 5- Ele não tira os óculos 3D do cinema e depois bate o carro tentando evitar um mosquito no vidro; 6- Ele pede salmão no Smith & Wollensky’s; 7- Ele pensa que gelo é pedra, eu quando os vê derretendo acha que o mundo está acabando; 8- Ele fala ‘nuquelear’ ao invés de ‘nuclear’. 9- Ele rasga ao travesseiros de hotéis e nunca é cobrado por isso; 10- Ele nunca deu uma boa explicação de onde ele estava quando o presidente Kennedy foi morto.”
Em relação ao MMA, Wanderlei acredita que o esporte ainda vá evoluir. “Existem alguns critérios que precisam ser mudados para melhorar a competição”, opina o veterano.