Menu
Futebol

Após entregar lista de reforços, Adílson analisa juniores

Arquivo Geral

13/12/2007 0h00

Uma longa reunião entre a diretoria e o técnico Adílson Batista selou de vez os nomes a serem procurados pelo Cruzeiro para reforçar a equipe em 2008, quando a equipe disputará Campeonato Mineiro e Copa Libertadores. Com uma preocupação a menos, a comissão técnica celeste vai centrar suas forças em outra frente: a categoria de base.

Nos próximos dias, Adílson vai garimpar talentos na equipe de juniores. A missão é encontrar um novo Guilherme, atacante revelação de 2007, imediatamente promovido aos titulares. O auxiliar Ivair já embarcou para o á embarcou para o Rio Grande do Sul, onde acontece o Campeonato Brasileiro sub-20, e deve seguir os meninos na Copa São Paulo de juniores.

“Eu sempre fui de observar. A princípio, a dedicação vai ser com o profissional para a gente adiantar um ano que será importante para todos nós. E dentro do possível, com troca de informações, no processo de observações, o pessoal da retaguarda da gente também olhando coletivos, trabalhos, requisitando jogadores. Já mandei um profissional observar em Porto Alegre, a Taça (São Paulo) a gente também vai pedir para ser observada, porque às vezes algum atleta tem potencial para jogar no time de cima”, analisou o comandante, ao site Superesportes.

Mantendo uma política de comissões anteriores, Adílson vai evitar queimar etapas. Foi assim, por exemplo, com a dupla Paulinho Dias e Anderson, até então outras estrelas da Copa São Paulo, mas que tiveram poucas chances nos profissionais ao longo do ano> O único a quebrar a escrita foi justamente Guilherme, por ter tratamento de jogador diferenciado.

“Às vezes, no Brasil, nós queimamos etapas. Temos que ter alguns cuidados, isso vai ser analisado com calma, no dia-a-dia. Se o jogador tiver condições, independentemente da idade, ele joga. Foi assim em outros clubes por onde passei, lançando alguns jogadores. Mas precisamos ter cuidados para não queimarmos determinados jogadores”, completou o comandante azul.

A familiaridade com as opções das categorias de base é mais um capítulo da novela de reconhecimento de Adílson com o Cruzeiro. O treinador não esconde as dificuldades e já começou o trabalho de adaptação, assistindo DVDs dos jogos celestes no Brasileirão.

“Prefiro analisar um pouquinho mais. Eu acho que no contato diário das atividades vou poder afirmar algo mais concreto. Mas tive uma impressão muito boa, um elenco jovem que pode crescer com o decorrer do tempo e tem condições de evoluir. O dia a dia é que vai prevalecer. O importante é acreditar naquilo que faz, usar o que seus atletas têm de melhor no momento, para ter liberdade com a bola e, sem ela, exercer uma marcação e ocupar um espaço, aproveitando as características de cada um”, apontou o treinador.

Em meio à boa vontade de fazer um trabalho positivo, Adílson chega a reconhecer que não conhece nenhum dos três contratados do clube para 2008 (o lateral Apodi, o volante Elicarlos e o zagueiro Marcelo Tavares). “Eu cheguei na metade de setembro ao Brasil, a gente olha alguns jogos, mas não do jeito que é para ser olhado. Então eu requisitei sim o material do Apodi, do próprio Elicarlos, para observar melhor o atleta e tirar no dia-a-dia, no treinamento, o que seja o melhor para ele”, concluiu.

< !-- hotwords -- >
< !--/hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado