Isaac Marra
isaac.marra@jornaldebrasilia.com.br
Cotado para receber 10 partidas de 4 a 12 de agosto de 2016, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha corre o risco de não ser mais sede de jogos de futebol nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jaime Recena revela que foi pego de surpresa pela informação – divulgada na coluna do jornalista Lauro Jardim, do Jornal O Globo. Segundo Recena, a notícia não procede. “Brasília continua firme e forte como uma das sedes do futebol”, garante. “Não houve comunicado oficial nem qualquer sinalização de que corrêssemos esse risco”, completa.
De acordo com Recena, o Distrito Federal vem cumprindo as exigências necessárias à disputa de partidas de futebol na cidade. Brasília, porém, ainda não assinou o contrato que garante a realização de parte dos Jogos na cidade.
Para cumprir mais essa etapa e receber sinal verde definitivo para sediar os jogos ainda falta apresentar a matriz de responsabilidades — documento que reúne os compromissos assumidos pelos entes governamentais referentes à organização e realização dos Jogos do Rio 2016.
A secretária-adjunta de Esportes da Secretaria de Educação e Esporte, Leila Barros, também descarta a possibilidade de Brasília ser excluída da lista. Quanto à cobrança do gerente de Relações Governamentais da Rio-2016, Paulo Homem, para que Brasília acelere os procedimentos para assinatura do contrato — até agora firmado apenas por Salvador e São Paulo —, Leila mostra tranquilidade. “Vamos fazer, como estamos fazendo, o dever de casa, dar uma resposta positiva para a Rio 2016 e sediarmos os jogos”, afirma.
Saiba mais
Além, naturalmente, do Rio de Janeiro, que realizará jogos nos estádios do Maracanã e Engenhão, e de Brasília, outras cinco capitais brasileiras receberão jogos de futebol durante os Jogos. A modalidade será disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), na Arena Amazônia, em Manaus (AM), no Itaquerão, em São Paulo (SP), e no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Mais um candidato à presidência
O sul-africano Tokyo Sexwale, 62, que já dividiu a cela com Nelson Mandela durante a luta contra o Apartheid, anunciou que vai se candidatar à presidência da Fifa. A informação foi divulgada pelo porta-voz Peter Paul Ngwenya.
“Ele é o candidato da África do Sul e esperamos que seja o candidato de toda a África”, disse Ngwenya, que não especificou se Sexwale já entregou à Fifa as cinco cartas de apoio de federações nacionais necessárias para validar a candidatura. A Federação de Futebol da África do Sul (SAFA) disse no Twitter que apoia totalmente a candidatura de Sexwale.
Sexwale é o quinto candidato a declarar a intenção de concorrer à sucessão do presidente Joseph Blatter. Os outros são o francês Jérôme Champagne, ex-secretário-geral adjunto da Fifa, Michel Platini (cuja candidatura permanecerá bloqueada enquanto durar sua suspensão de 90 dias), o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein e David Nakhid, de Trinidad e Tobago.
O ex-jogador Zico já se declarou pré-candidato. Ele ainda busca o apoio de cinco federações -requisito mínimo para registrar a candidatura. O prazo final para registro das candidaturas é nesta segunda-feira (26).