Menu
Futebol

Abimael preenche a aposentadoria forçada com o lava a jato

Arquivo Geral

18/01/2015 8h00

Haland Guilarde

Especial para o Jornal de Brasília

Um gol e o nome marcado na história do Figueirense-SC. Eis o maior feito de Abimael Carvalho Ferreira, ou simplesmente Abimael, no futebol. Em 2001, ele ajudou a levar o time catarinense à primeira divisão nacional com o tento marcado contra o Caxias-RS para um público de mais de 22 mil torcedores no estádio Orlando Scarpelli, em Santa Catarina. 

O ex-atacante baiano, radicado no Distrito Federal desde que atuou pelo Gama em 2000, atualmente ganha a vida como empresário no ramo de serviços. Desde que pendurou as chuteiras em 2012, aos 37 anos, Abimael é proprietário de um lava a jato na região da Ceilândia. De lá mantém a família e garante estar tranquilo financeiramente.

“O futebol de Brasília mudou muito. Os dirigentes não levam a sério, por isso resolvi parar”, garantiu o ex-atacante, que já vestiu as camisas dos rivais Gama e Brasiliense, na capital. 

Atualmente com o sorriso solto e cercado por amigos em seu humilde lava a jato, ele acrescenta que não existem amigos no meio do futebol. De acordo com Abimael, só há colegas. “Quando você está no auge, te dão tapinhas nas costas. Mas, quando está mal, te viram a cara”, lamentou.

Em forma

Apesar de estar afastado dos campos e trabalhando diariamente no seu estabelecimento, ele revela que mantém a forma jogando peladas com os amigos e campeonatos amadores da cidade. 

Entre o trabalho e o descanso, Abimael diz que tem saudade e até arriscaria disputar mais um Campeonato Candango, caso surgisse uma oportunidade.

“Com certeza eu poderia jogar. Eu mantenho a forma e posso tranquilamente fazer mais uns golzinhos. Mas, infelizmente, quando você para as pessoas te esquecem”, explicitou Abimael.

Embora o estabelecimento pareça humilde, o ex-jogador deixa claro que vive bem com seu negócio e que o futebol lhe deu alguns patrimônios que o deixa confortável.

Partida para ficar na história do Figueira
Com passagens por diversos clubes do país, como Paysandu, Bahia, Gama, Brasiliense, entre outros, uma equipe que marcou definitivamente a carreira do atacante Abimael foi o Figueirense-SC. Lá o jogador atuou por um ano e marcou apenas quatro gols. No entanto, saiu da capital catarinense como ídolo.
 
Abimael foi contratado pelo Figueirense para a disputa da Série B de 2001, e a diretoria alvinegra tinha em mente formar um elenco forte para a o acesso à Série A do ano seguinte. Dos quatro gols que o atacante fez com a camisa do Figueirense, dois deles foram importantes para conseguir o acesso.
 
Emoção
Contra o Avaí no dia 18 de dezembro no empate em 2 x 2 no Estádio da Ressacada e num dos jogos mais memoráveis para a torcida alvinegra. No dia 22 de dezembro de 2001, o Figueirense enfrentava o Caxias do Sul com o Estádio Orlando Scarpelli lotado com 22.530 torcedores presentes. 
 
“Jamais pensei que fosse conquistar a torcida daquele jeito, mas foi tão incrível que até um narrador de uma rádio de lá criou uma música com meu nome e até hoje a torcida que acompanhou aquele jogo lembra”, recordou o jogador, para em seguida acrescentar que anos depois, em 2010, foi chamado para ser homenageado.
 
Saiba mais
Para Abimael, tudo o que ele passou no futebol foi bastante gratificante, desde a saída de Feira de Santana-BA, até o dia em que pendurou as chuteiras, há dois anos.
Para o ex-jogador, porém, nada foi superior àquele ano na capital catarinense vestindo a camisa do Figueira na campanha da Série B. 
“Eu me lembro que parecia que era final de Copa do Mundo, uma loucura com os torcedores comemorando e fazendo um barulho absurdo”, recordou o jogador, responsável pelo gol do acesso à Série A.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado