Menu
Turismo

Prepare a sua visita à Montanha das Sete Cores

Jornal de Brasília

17/08/2024 0h01

Atualizada 22/08/2024 9h40

Imagem: reprodução

Está a planear uma visita à Montanha das Sete Cores no Peru? Pois bem, aqui vai encontrar tudo o que precisa para organizar a sua viagem! 

A Montanha das Sete Cores, também conhecida como Vinicunca é, sem dúvida, um dos destinos mais fascinantes que pode conhecer. Hoje em dia é também um dos locais mais populares entre os viajantes que exploram o Peru. 

Localizada na região dos Andes, perto da cidade de Cusco, essa montanha oferece uma experiência visual deslumbrante, graças às suas faixas de cores vibrantes que atravessam o seu incrível pico nevado!

A descoberta da Montanha das Sete Cores é relativamente recente em termos de turismo, mas isso não quer dizer que o seja em termos de História! Durante muitos séculos, esta montanha permaneceu oculta sob uma grossa camada de gelo. Só com o aquecimento global – que começou a derreter o gelo e a revelar as suas impressionantes formações de cores – é que ela foi, digamos assim, “desvendada”. Trata-se de um fenômeno natural único, que resulta da presença de minerais como sulfato de cobre, carbonato de cálcio e óxidos de ferro, que criam as faixas coloridas vistas nas encostas da montanha.

Aventurar-se na montanha

Ir até a Montanha das Sete Cores é uma aventura por si só! Geralmente, a maioria dos viajantes parte de Cusco, uma cidade histórica que foi a capital do Império Inca e que é também o ponto de partida de muitos viciantes para Machu Picchu. De Cusco até às Sete Cores, a viagem segue por estradas sinuosas através do pitoresco Vale Sagrado dos Incas. A viagem por si só é um deslumbre, onde pode admirar paisagens deslumbrantes e ruínas antigas antes de alcançar o ponto de partida e a caminhada até a montanha.

A dificuldade do trekking até a Montanha das Sete Cores é uma preocupação comum. E não vamos mentir: é um trekking desafiador, mas também muito gratificante. A trilha serpenteia por vales profundos, pastos verdejantes e aldeias pitorescas que oferecem uma visão da vida rural no Peru. Muito importante é considerar a altitude, uma vez que a montanha se eleva a cerca de 5.200 metros acima do nível do mar. Lidar com a altitude nada tem a ver com boa forma. Nesse sentido, a nossa dica é que fique uns dias em Cusco antes de se aventurar até à montanha Vinicunca. Deste modo, dará tempo ao seu corpo para se acostumar e também conseguirá perceber como é que ele reage e responde a este tipo de circunstância.

Já durante esta caminhada, prepare-se para a magia! É que vai certamente encontrar as populares llamas e alpacas que pastam livremente pelos campo, ao mesmo tempo que aprecia a beleza dos picos nevados que rodeiam esta região peruana. Depois,à medida que se vai aproximando da montanha, a paisagem transforma-se, revelando as belas faixas de cores que dão nome a este local. O contraste entre o azul do céu, o branco da neve e as várias tonalidades de vermelho, verde, amarelo e roxo que vai ver nas encostas da montanha tornam tudo ainda mais espetacular!

E ao chegar ao topo das Sete Cores, vai sentir que tudo valeu a pena, já que será recompensado com uma vista panorâmica única, capaz de superar qualquer fotografia! Toda a paisagem montanhosa é verdadeiramente grandiosa! Por isso, além das fotos, aproveite para relaxar no local e desfrutar de toda a tranquilidade da região.

Considerações práticas sobre a visita à Montanha das Sete Cores

Como referimos anteriormente, é importante estar preparado para lidar com a altitude. 

Tenha também em conta o clima da região, especialmente porque as temperaturas podem ser extremamente baixas, sobretudo nas primeiras horas da manhã. Além disso, o clima pode mudar rapidamente nas montanhas. Por isso, aconselhamos-lhe a vestir-se em camadas, Igualmente importante é ir munido de protetor solar e, claro, beber bastante água.

Devido à crescente popularidade da Montanha das Sete Cores, várias medidas estão a ser tomadas pelas autoridades locais para garantir a sustentabilidade e preservação do local, assim como das suas comunidades. Para uma experiência segura e confortável, aconselhamos-lhe a optar por operadores turísticos locais e agências de viagens que promovem práticas responsáveis, como a Guru Explorers (view passeios), a Inkan Milky Way Tours Lima, a Peru Hop ou a Vinicunca Peru, só para citar algumas.

Não se esqueça: uma escolha responsável é importante  para minimizar o impacto ambiental, respeitar as comunidades locais e, claro, assegurar que você tem a melhor experiência possível, assim como a mais segura!

A verdade é que uma visita à Montanha das Sete Cores é uma viagem inesquecível, onde poderá desfrutar de paisagens espetaculares e uma cultura vibrante. Além disso, poderá desfrutar da geologia única e natural do Peru, ao mesmo tempo que experiencia um vislumbre da vida tradicional das comunidades andinas. 

Uma coisa é certa: seja pela aventura do trekking, pelas cores magníficas da montanha ou pela serenidade das alturas, a Montanha das Sete Cores deixa marcas duradouras na memória de qualquer viajante que se aventure por estas encostas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado