Menu
Turismo

MORAR EM CURITIBA: Como é a vida na maior cidade do Sul do Brasil

Jornal de Brasília

17/05/2021 14h56

Qualidade de vida 

Curitiba está dentre as capitais com melhor IDH do Brasil. Esse índice avalia a cada década, desde 1991, dados relativos à educação, renda e longevidade – essas três são as mais relevantes dimensões de desenvolvimento humano. Por isso, o IDH certifica a qualidade que a cidade dispõe aos seus moradores, dando acesso a uma vida que garanta suas necessidades básicas. Sendo assim, a qualidade de vida é uma das vantagens de se viver em Curitiba.

Infraestrutura 

A excelente infraestrutura de Curitiba pode ser percebida na acessibilidade e planejamento urbano da cidade. O sistema integrado de transporte coletivo é uma das principais vantagens, pois os moradores pagam uma única passagem e é possível pegar mais de um ônibus para se deslocar entre os terminais de um bairro ao outro. Esse sistema interliga terminais, permitindo fazer integração com outras linhas de transporte da cidade.  Além disso, a capital conta com mais de 200 km de ciclovias, sendo elas no centro da cidade, em alguns bairros e parques.

Mercado imobiliário

Curitiba manteve o mercado de imóveis aquecido durante a pandemia, mesmo com a redução nos lançamentos em 2020, ocorreu uma demanda que gerou a venda das unidades que estavam disponíveis. A retomada econômica fez com que muitas pessoas procurassem comprar apartamento no Cabral, Juvevê, Alto da XV e centro nos últimos meses, isso porque, os preços baixaram para que os imóveis não ficassem parados.

Saúde de qualidade

A capital paranaense é referência quando se fala em saúde. No setor público, o destaque é do programa Mãe Curitibana, que apoia gestantes desde o início da gestação até o pós-parto. Além disso, há grandes hospitais públicos como o Hospital de Clínicas, o Hospital do Idoso, o Erasto Gaertner e o Pequeno Príncipe, que recebem pacientes de todo o Brasil. E, no setor privado, há inúmeras clínicas e hospitais que contemplam inúmeras especialidades médicas. Vale ressaltar, a existência do Sistema Único de Saúde na maioria dos bairros.

Áreas verdes

Com uma ampla área verde, a cidade abriga mais de 30 parques e parques. Entre os mais visitados estão o Parque Barigui, Parque Tanguá, Parque São Lourenço, Bosque Alemão, Parque Tingui e o Passeio Público. No topo da lista de pontos turísticos, o Jardim Botânico, Parque das Pedreiras e a UNILIVRE (Universidade Livre do Meio Ambiente) são lugares que possuem uma incrível extensão em área verde.

Clima 

Curitiba é uma excelente escolha de cidade para se viver, principalmente para aqueles que preferem o frio. A cidade é comparada às cidades europeias devido ao seu clima, e também por conta da arquitetura e do perfil dos moradores da cidade. 

Melhores bairros de Curitiba

Se você está procurando um bairro em Curitiba para morar, o recomendado são os bairros que apresentam uma excelente localização, são próximos dos principais pontos comerciais que a cidade tem para dispoe, além de serem também os que apresentam maior qualidade de vida e segurança. Dentre eles estão:

Água Verde

O Água Verde é um dos melhores bairros para se viver de Curitiba. A região mistura características residenciais de alto padrão com amplo comércio, além de ser cercado de áreas verdes como praças, também possui inúmeros espaços de lazer. O bairro está em uma localização privilegiada, a poucos minutos da região central, e é cortado por vias rápidas, o que facilita o acesso para outros bairros de Curitiba. Abriga também colégios, faculdades, espaços gastronômicos, shoppings, hotéis, hospitais e muito mais.

Batel

O Batel é um dos bairros de alto padrão de Curitiba. É uma região segura e com ótima infraestrutura. Comércio e gastronomia de alto padrão são um dos pontos positivos  do bairro, que também conta com o sistema integrado de transporte público. Ficando apenas 2km do centro da capital, a região possui opções de lazer, como: Praça da Espanha, Praça do Japão, Arena da Baixada, Hard Rock Café, Shopping Pátio Batel.

A procura por apartamento no Batel aumentou nos últimos anos, principalmente devido a valorização da região e pelo bairro ser considerado um dos mais seguros da capital Curitibana. Nele há muitos edifícios e condomínios residenciais, ideal para aqueles que prezam pela segurança e qualidade de vida.

Cristo Rei

Há poucos minutos do Jardim Botânico, o Cristo Rei é um dos bairros mais  tranquilos de se viver. Ele abriga grandes edifícios e casas históricas, a vizinhança é

predominada por idosos e famílias grandes, o que transmite uma sensação de calmaria aos moradores. Também é considerado um bairro seguro, e se valoriza  devido às suas ruas calmas e arborizadas.

Portão

O Portão é um dos bairros mais procurados por quem deseja viver na capital. Ele possui uma ótima infraestrutura referente às linhas de ônibus, vias de acesso e comércios. Também abriga dois shoppings, o Palladium e o Ventura. A região não decepciona em espaços gastronômicos e o Mercado Sal é uma excelente opção para aqueles que amam gastronomia, música ao vivo e um espaço agradável para estar com a família e amigos.

Bigorrilho

O Bigorrilho está entre os melhores bairros para morar em Curitiba. Com suas ruas arborizadas, ele se destaca devido aos seus inúmeros prédios. Ficando apenas a 3 km do centro de Curitiba, possui vias de acesso que facilitam o trânsito na região. Também tem ótima infraestrutura, com supermercados renomados como: Condor, Pão de Açúcar, Sam ‘s Club, Carrefour e Angeloni, além de abrigar também um dos maiores shoppings da capital paranaense, o Park Shopping Barigüi. Dentre as opções de lazer, o bairro abriga o parque mais antigo da cidade, o Parque Barigui.

Se você pretende comprar ou alugar apartamento no Bigorrilho, saiba que estará vivendo em uma localização estratégica, onde há amplo comércio, qualidade de vida e segurança de ponta a ponta.

Morar em Curitiba é sinônimo de viver bem.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como é a vida na maior cidade do Sul do Brasil!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado