Conhecida como a capital nacional do espumante, Garibaldi, no Rio Grande do Sul, comemora 125 anos de emancipação no dia 31 deste mês. Com o tema “História que borbulha no tempo”, a prefeitura do município preparou um calendário com mais de 60 atrações para uma grande celebração ao longo do mês e até dezembro.
A programação percorre um caminho de memórias entre o passado, presente e futuro da região. Com uma agenda recheada de atrações na cidade, esta é uma parada obrigatória do enoturismo brasileiro.
Um dos eventos que já está em andamento no município desde o começo do mês é a Feira do Espumante Brasileiro 2025 (Fenachamp), que vai até o dia 26 de outubro. Além disso, o calendário inclui apresentações culturais, homenagens e inaugurações de ruas, praças, escolas e espaços públicos.
O ponto alto na agenda comemorativa de outubro é no dia 31, que contará com um momento especial: a presença de Francesco Garibaldi, tataraneto de Giuseppe Garibaldi – conhecido como o “herói de dois mundos” por ter participado como soldado em conflitos na Europa e na América do Sul.

Segundo Lina Berto Furlanetto, secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, a festança de aniversário é mais do que merecida. “Estamos no mês do município, nossa cidade no dia 31 de outubro celebra 125 anos, com isso estamos no mês de Fenachamp, a festa brasileira do espumante”, comentou.
Ela contou ao Jornal de Brasília que em novembro a festa continua com uma ação que ocorrerá no dia 7 de novembro – na qual Lina se referiu como “o evento de rua mais charmoso da Serra Gaúcha”: o Garibaldi Vintage (ou apenas Vintage, como é carinhosamente chamado). E em dezembro, para fechar o ano, Lina afirma que o Natal Borbulhante chega para celebrar os momentos em família, com amigos e muito mais.
Como a Fenachamp é um dos eventos mais atrativos e aguardados na capital do espumante, ao longo de todo o festival são esperados cerca de 100 mil visitantes – cerca de 20 mil a mais do que na última edição, em 2022. “Já no Vintage, a nossa expectativa é sempre em torno de 20 mil visitantes durante a sexta-feira à noite.”
No mês de aniversário do município, as comemorações são voltadas para atividades como inauguração de obras, praças e eventos regionais. “Mas dentro delas, contamos com a principal festa que é a Fenachamp, voltada a todos da comunidade e todos os turistas, celebrando o nosso setor vitivinicultor e os nossos espumantes”, afirmou.

“Unimos o que temos de melhor, muita história e cultura, uma gastronomia diversificada e, claro, os nossos premiados espumantes”, destacou.
Atraídos pelo espumante
A cidade é palco do único campeonato de espumantes do Brasil, o Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE). Neste ano, a 14ª edição do concurso aconteceu entre os dias 23 e 26 de setembro na cidade.
A secretária contou que, durante o festival, participam diversos artistas em várias apresentações musicais, que atraem todos os públicos. Há ainda, manifestações tradicionais que reforçam a cultura local. “Na primeira semana, contamos com o show da banda Vera Louca, e no primeiro sábado de outubro [4] tivemos o “sabrage” coletivo, que é o ato de abrir a garrafa de espumante com um sabre.”
No momento do tão esperado sabrage, quase 300 pessoas estavam presentes. “Essa experiência costuma atrair muitos turistas à festa”, contou.
Como Garibaldi tem uma forte ligação com o enoturismo, Lina ressaltou que os roteiros, experiências e atividades voltadas à valorização dessa identidade vão acontecer também. “Muitos dos eventos serão voltados para isso, a própria Fenachamp é a celebração do nosso enoturismo.”
Ela destaca que a campanha “História que borbulha no tempo” reforça essa essência de Garibaldi como uma cidade que valoriza suas origens, preserva suas tradições e celebra a cultura que moldou sua identidade. “Temos um compromisso muito forte com a valorização da nossa história e dos nossos antepassados”, completou.
Imigração italiana
Lina reforçou que além dos 125 anos do município, este é um ano muito simbólico também pelo aniversário de 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. “Em Garibaldi, essa herança está presente em cada detalhe: na arquitetura, na gastronomia, no modo de viver”, afirmou.
Em novembro, outros eventos temáticos estão programados para homenagear a chegada dos primeiros imigrantes italianos na cidade. “Um momento de reencontro com nossas raízes e de reconhecimento da contribuição que eles deixaram”, comentou.
Ela considera que tudo isso integra a “história que borbulha no tempo” e fortalece cada vez mais Garibaldi como um destino turístico, histórico e cultural, onde passado e presente se encontram de forma viva e inspiradora. Por isso, para Lina, a presença de mais de 60 atrações comemorativas impacta diretamente o setor turístico da região.