Menu
Turismo

Bonito e Nobres: 2 melhores destinos de flutuação no Brasil

Jornal de Brasília

29/05/2023 0h01

Imagem: reprodução.

O turismo no Brasil é conhecido por suas paisagens exuberantes e diversidade natural. Entre os diversos atrativos turísticos, o turismo de flutuação tem se destacado cada dia mais no ecoturismo e ganhado relevância nos destinos de férias e passeios do Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), a atividade de flutuação consiste no mergulho superficial em mares, rios ou lagos de águas calmas e claras, em que o turista tem contato direto com a natureza, observando rochas, a fauna e a flora aquática com o auxílio de equipamentos como: máscaras, snorkel, colete salva-vidas e nadadeiras.

Por ser capaz de proporcionar aos amantes de viagens e da natureza uma experiência única, selecionamos para nossos leitores dois dos melhores destinos de flutuação no Brasil: Bonito, no estado de Mato Grosso do Sul, e Nobres, em Mato Grosso.

Anote tudo e aproveite para conhecer um deles na sua próxima viagem ou férias!

Bonito: Encantos submersos em Mato Grosso do Sul

Localizado na Serra da Bodoquena a 300 km da capital do Estado, Campo Grande, Bonito é um dos destinos mais famosos para quem busca contato direto com a natureza. 

Com rios de águas cristalinas e uma fauna e flora exuberantes, a região se destaca pelo turismo de flutuação e ecoturismo. Entre os diversos atrativos, destacam-se as flutuações no(s):

  • Rio Sucuri
  • Rio da Prata 
  • Aquário Natural

A flutuação no Rio Sucuri, considerado um dos rios mais transparentes do mundo, é uma experiência imperdível onde os visitantes têm a oportunidade de mergulhar em um mundo submarino fascinante. Durante o percurso, é possível observar uma grande variedade de peixes, plantas aquáticas e, com sorte, até mesmo a presença de lontras e sucuris.

Outro local de destaque é o Rio da Prata, com uma flutuação de 3 km de extensão na qual os visitantes são acompanhados por cardumes de dourados, pacus e piraputangas, entre outras espécies. A transparência da água permite que os visitantes tenham uma visão privilegiada do ecossistema aquático, com destaque para a vegetação submersa e as formações rochosas.

Já o Aquário Natural proporciona uma experiência única, com uma trilha subaquática que leva os visitantes por um rio de águas límpidas e repleto de vida. Durante a flutuação, é possível avistar diversos peixes além da vegetação subaquática colorida.

Além das flutuações, Bonito oferece outras atividades para os amantes da natureza, como trilhas em cachoeiras, visitas a grutas e cavernas, rapel e observação de aves. Com uma infraestrutura turística bem desenvolvida e uma preocupação constante com a preservação ambiental, Bonito é uma escolha ideal para os viajantes que desejam se encantar com a beleza natural do Estado do Mato Grosso do Sul e do Brasil.

Se você se interessou por Bonito, e gostaria de saber mais sobre a cidade e suas atrações, você pode conferir outras dicas e sugestões no blog Viagens e Caminhos, escrito e mantido por Jair Prandi, um amante de viagens que já visitou esse paraíso natural e criou um guia completo com tudo o que fazer em Bonito. Além das atrações turísticas e passeios sugeridos, ele explica como chegar à cidade, quantos dias ficar, onde se hospedar e muito mais. Não deixe de conferir.

Nobres: Tesouros escondidos em Mato Grosso

Localizada no Estado de Mato Grosso, a 120 km da capital Cuiabá, a cidade de Nobres é outro destino que se destaca pelo turismo de flutuação. Com rios de águas cristalinas e nascentes impressionantes, a região oferece uma experiência única em meio à natureza preservada.

Entre os diversos atrativos naturais de cidade, destacam-se:

  • Flutuação Reino Encantado
  • Flutuação Aquário Encantado
  • Lagoa das Araras

Um dos principais atrativos de Nobres é o Reino Encantado, localizado no Rio Salobra, onde os visitantes podem realizar a flutuação e contemplar a rica biodiversidade local. O destaque é a piscina natural onde se inicia a flutuação, mas durante o percurso, é possível avistar diversas espécies de peixes, além de uma variedade de plantas aquáticas.

Outro local imperdível é o Aquário Encantado, uma nascente de águas extremamente cristalinas e azuis, com uma rica vida aquática. Os visitantes podem mergulhar e explorar as belezas subaquáticas, observando peixes e a vegetação típicos da região.

Além das flutuações, Nobres conta com outras inúmeras atrações turísticas e atividades, como a Lagoa das Araras, um verdadeiro paraíso natural onde é possível contemplar a paisagem e a fauna local. É possível observar várias espécies de aves como por exemplo a Arara-Azul.

Nobres também oferece trilhas, cachoeiras e passeios alternativos que proporcionam aos visitantes uma variedade de opções para explorar a região. Com uma infraestrutura turística em desenvolvimento e o compromisso de preservar a natureza local, Nobres é uma escolha encantadora para os viajantes que desejam se conectar com a natureza e vivenciar experiências únicas no Estado do Mato Grosso.

Se você se interessou por Nobres, sugerimos ler esse guia sobre o que fazer em Nobres. Nele você encontrará tudo o que precisa para visitar esse destino incrível.

Conclusão: Descubra os encantos subaquáticos de Bonito e Nobres

O turismo de flutuação em Bonito e Nobres proporciona aos visitantes uma experiência inesquecível em meio à natureza exuberante do Brasil. Com águas cristalinas, rica vida subaquática e uma variedade de atrativos naturais, esses destinos encantam os viajantes que buscam contato direto com o meio ambiente.

Ao visitar Bonito e Nobres, os turistas têm a oportunidade de explorar rios de águas transparentes, observar uma diversidade de espécies de peixes e se maravilhar com as belezas subaquáticas, além de outras inúmeras atividades de ecoturismo.

Se você é um amante da natureza e busca por destinos que proporcionem momentos de conexão com o meio ambiente, Bonito e Nobres são escolhas imperdíveis. Não deixe de incluir esses dois tesouros naturais em sua próxima viagem e mergulhe nas águas cristalinas desses destinos surpreendentes!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado