Alguma vez você já se perguntou se é preciso deixar o pudim esfriar para colocar na geladeira? A verdade é que esta afirmação é uma daquelas que costumamos ouvir frequentemente de várias pessoas. Mas quando ela vem à tona, provavelmente, apenas seguimos sem entender realmente qual é o real motivo. Certo ou errado?
Nesse sentido, preparamos um conteúdo onde você encontrará a resposta para esta pergunta. Assim, você poderá entender o porquê o seu pudim de leite condensado não deve ser refrigerado enquanto ainda estiver quente. Ficou interessado? Então, não saia daí e entenda melhor!
Afinal, por que é preciso esperar o pudim esfriar para colocar na geladeira?
Muito bem, para começo de conversa, você precisa saber que o verdadeiro problema não é em relação a sua sobremesa em si. Mas, sim, na sobrecarga que a sua geladeira pode sofrer, caso você não espere o pudim esfriar para colocar na geladeira.
Essa sobrecarga pode danificar a geladeira. Além disso, ainda é capaz de aumentar o consumo da sua energia elétrica. Isso se deve ao esforço maior que o mecanismo interno do eletrodoméstico precisará fazer para regular a temperatura. E é por esse exato motivo que é necessário esperar o pudim esfriar para colocar na geladeira. Afinal, ninguém quer travar uma guerra contra o boleto de energia elétrica, não é mesmo?
Veja alguns erros cometidos ao fazer uma receita de pudim
Agora que você já sabe o porquê deve esperar o pudim esfriar para colocar na geladeira, podemos seguir em frente, certo?
O pudim é um doce bastante presente nos lares brasileiros e que pode ser feito de diversas formas. A receita mais comum é a do pudim de leite condensado. Mas também é possível fazer essa sobremesa com chocolate, coco, café e até mesmo o célebre pudim de pão. E cá entre nós, quem é que não gosta desse delicioso doce depois do almoço? Dá água na boca só para redigir este artigo!
Entretanto, apesar de ser um doce simples, muitas pessoas ainda cometem erros ao fazer esta receita. Um deles é não esperar o pudim esfriar para colocar na geladeira, por exemplo!
A seguir, vamos mostrar alguns erros mais comuns ao fazer um pudim de leite condensado. São detalhes que podem até mesmo comprometer o sabor do seu doce. Então, se você quer aprender a fazer um pudim perfeito, preste atenção nesse conteúdo!
O pudim é um dos doces mais fáceis e práticos de fazer. É por isso que muita gente não se atenta aos erros que podem ser cometidos na hora de fazer um pudim. Eles são responsáveis pelo pudim não ficar na consistência certa, ficar amargo ou até mesmo quebrar na hora de desenformar.
Não deixar o pudim no fogo por tempo suficiente
É preciso deixar o pudim no fogo até que ele esteja completamente cozido, para que fique com a textura cremosa e macia. Se tirar do fogo muito cedo, o doce ficará com uma textura aquosa e não será tão saboroso.
Não usar a forma certa
Para um pudim perfeito, é importante usar uma forma de metal, de vidro ou de silicone. Isso porque as formas de plástico podem liberar substâncias tóxicas quando forem aquecidas. Além disso, o recipiente deve ser bem untado com margarina ou óleo para evitar que o pudim grude na forma.
Não esperar o pudim esfriar para colocar na geladeira
Vai aqui o reforço do nosso principal foco deste artigo. Não esqueça de deixar o seu pudim esfriar para colocar na geladeira. O ideal é estar em temperatura ambiente. Assim você não vai fazer a geladeira trabalhar mais do que o necessário para regular a temperatura.
Este mesmo erro acontece quando as pessoas colocam bolos na geladeira, dos mais diversos sabores, é inevitável que fiquem “secos” e se o bolo for de frutas, como por exemplo bolo de banana, ela vai escurecer, dando um aspecto de bolo velho.
Esquecer-se da cocção
O tempo de cocção varia conforme o tamanho da forma utilizada, mas geralmente é entre 30 minutos e 1 hora. Se retirar do forno antes disso, o pudim poderá ficar mole. Por outro lado, se ultrapassar esse tempo, você corre o risco de queimar o pudim de leite condensado.
Ao longo deste conteúdo, vimos o real motivo pelo qual é preciso esperar o pudim esfriar para colocar na geladeira. Além disso, vimos alguns dos principais erros na hora de executar esta receita. Agora você já pode fazer a sua sobremesa de forma consciente e tranquila!