Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Prazeres do vinho

#Winelovers: Dicas para presentear mães que amam vinho

Ela é mãe e adora degustar um bom vinho. Descubra qual vinho sua mãe quer ganhar no dia que é somente dela

Por Daiany Nasteoli 07/05/2021 12h07
#Winelovers: Dicas para presentear mães que amam vinho

A maternidade alimentada pelo amor, alimentada pelo café, sustentada pelo vinho pode significar muito. Mulheres incríveis que adotam sua identidade de mães, ao mesmo tempo em que se recusam a ser definidas apenas por esse papel. Essa é a oportunidade perfeita para você “filho e filha” acertarem em cheio e deixar a sua mãe mega feliz em receber um vinho que foi selecionado com todo cuidado e amor exclusivamente para ela.

Primeira coisa, a decisão sobre qual vinho irá surpreender a sua mãe não deve ser guiada pelo seu gosto pessoal. Nem sempre o seu gosto combina com o da sua mãe, então é importante perguntar qual a preferência dela antes de comprar o vinho. Acredito que este momento será especial até para conversarem mais sobre essa bebida tão agregadora.

Depois de pescar com a sua mãe o gosto pessoal dela, vamos às dicas para que você seja mais assertivo na hora da compra.

Existe uma espécie de regra seguida pelos produtores de vinho que facilita na escolha do que será consumido. As garrafas bordalesas, que são mais retas, costumam conter vinhos mais encorpados e amadeirados, enquanto a garrafa borgonhesa, que é mais curvada e afinada, tem vinhos mais leves e adocicados. É um primeiro passo para fazer essa identificação.

O tipo de rótulo da garrafa também já é um bom indicador do tipo de vinho. Rótulos tradicionais com fundo branco ou creme, por exemplo, geralmente são de vinhos mais fortes, ásperos e antigos, comparando-os aos rótulos mais modernos, jovens e divertidos. É claro que esse tipo de regra pode ter exceção, mas já é uma forma de analisar o vinho antes.

Os vinhos mais leves contêm uma gradação alcoólica de até 13º. Os vinhos mais encorpados possuem teor alcoólico acima dos 14º. Olhe para o rótulo e preste atenção nisso para já ter uma ideia se ela vai gostar ou não do vinho, lembrando que os de teor alcoólico entre 13º e 14º são os famosos vinhos medianos ou de meio corpo.

Os vinhos que passam por madeira já têm uma estrutura maior, porque a madeira inibe um pouco do sabor da fruta. Por isso, se não há informação da passagem do vinho por barricas de carvalho, significa que ele é mais leve e frutado. Os vinhos leves não aguentariam passar por tonéis e teriam o sabor da madeira superando o da uva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Via de regra, as safras mais jovens são mais leves que os vinhos produzidos com potencial de guarda, ou seja, os que aguentam mais tempo de envelhecimento são vinhos mais encorpados.

Lembrando sempre que cada ocasião pede um vinho que combine com ela.

Veja abaixo algumas sugestões de vinhos para agradar as mães apreciadoras de vinhos

Sagrado Collections Porto DOC Rosé

Sagrado Collections Porto DOC Rosé

País: Portugal
Região: Porto DOC
Cor: Pink Port
Uva: Touriga Nacional, Touriga Franca & Tinta Barroca
Aromas: Aromas finos a frutas vermelhas frescas e alguns aromas florais
Paladar: Muito agradável na boca, notas de morangos, framboesas e suculentas cerejas em perfeita harmonia com uma textura leve e fresca.
Sugestão de Harmonização: Excelente como aperitivo, ou misturado com água tónica para criar um cocktail. Excelente para acompanhar entradas, e saladas de fruta fresca.

1913 Sparkling Rosé Brut

1913 Sparkling Rosé Brut

Visual: Rosado, com perlage fino e persistente.
Olfativo: Aroma finos, frutados e florais.
Gustativo: Muito refrescante na boca. Tem um ótimo corpo, acidez moderada e bem equilibrada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Love Tinto (Vale Central)

Love Tinto (Vale Central)

Visual: O seu vermelho de tonalidades vivas reflete juventude.
Olfativo: E seus aromas a framboesa e ginja negra, riqueza em fruta.
Gustativo: Na boca também aparecem cassis e ameixas, o que da origem a um vinho de especial perfume, elegante e grato de beber.

Esperança Hope Alentejo Tinto

Esperança Hope Alentejo Tinto

Visual: Cor vermelha limpa e intensa.
Olfativo: No nariz aroma de frutas vermelhas e notas sutis de pimenta.
Gustativo: Na boca estruturado com um final agradável.
Harmonização: Queijos, tapas, enchidos, carnes grelhadas.

Estas e muitas outras opções você pode encontrar no site da vemvinho.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar