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Prazeres do vinho

Como utilizar o marketing digital e de conteúdo na venda de vinhos

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber desenvolver uma boa estratégia de vendas e utilizar as ferramentas corretas é fundamental

Dai Teixeira

02/04/2021 10h55

Atualizada 04/04/2021 17h45

Como utilizar o marketing digital e de conteúdo na venda de vinhos

As vendas são um dos principais fatores que garantem a sobrevivência e liderança em qualquer setor, por isso é fundamental construir uma boa estratégia comercial. E esta estratégia de vendas deve estar alinhada com o momento da empresa, com o momento do país e agora, mais do que nunca, investir pesado no tão comentando ‘Marketing Digital’, que é um movimento em atualização constante, sendo o presente e o futuro para qualquer empresa desempenhar seu papel no mundo.

O mercado de vinhos no Brasil tem ganhado espaço em relação às outras bebidas em função do momento e de uma demanda cada vez mais crescente. Porém, os atributos vinculados ao vinho ainda são confusos e pouco apropriados. Isso o torna um produto com potencial de aumento significativo no mercado, porém num ritmo mais lento do que deveria, por esse motivo é necessário entender a importância de usar o marketing de conteúdo voltado para a divulgação do vinho.

A internet hoje não é só para a obtenção de informações, mas para promover o seu negócio e para atrair potenciais clientes, e o marketing de conteúdo leva clientes em potencial a gastar seu suado dinheiro em produtos ou serviços que eles veem, acessam e passam a conhecer online. Uma pesquisa realizada pelo Custom Content Council revelou que de cada dez consumidores, seis sentem-se mais seguros para comprar produtos e serviços de empresas que publicam conteúdos com valor agregado ao produto em seus sites. Outra pesquisa realizada em 2012 pela Econsultancy e Outbrain mostrou que 54% das marcas também aumentaram o envolvimento dos clientes em função da qualidade do conteúdo publicado em seus websites.

O verdadeiro poder do marketing de conteúdo está em aumentar o engajamento de seus clientes. Isso significa que as pessoas clicam muito mais em links de matérias e artigos que sejam úteis e ajude o cliente com informações relevantes na decisão da compra, que agregue e informe, ou seja, materiais bem produzidos, pensando no benefício, esclarecimento e satisfação do comprador. Algo que vai fazer com que ele leve a informação para outros momentos e a outras pessoas. Lembrando que quanto mais claro e objetivo for, mais fácil será essa decisão.

Para acompanhar a venda moderna, é preciso disponibilizar informações mais customizadas sobre cada produto para o consumidor, através de veículos mais poderosos de forma que ele conheça e consiga avaliar uma quantidade mais variada das características dos vinhos e opte por um vinho com base em outras qualidades, atribuindo menos valor ao preço no momento de escolha e possibilitando uma compreensão maior da justificativa de vinhos do “mesmo estilo” ofertados a preços variados, pois no meu ponto de vista o vinho só não é mais apreciado não somente em razão do custo, mas sim também pela falta de discernimento e informações sobre. Talvez só assim, fazendo um update na forma de divulgar e disseminar o conhecimento sobre o vinho, o Brasil venha a ser um grande país de consumidores e apreciadores como na Europa, por exemplo.

No meu ponto de vista é necessário fortificar o posicionamento e o conceito dos vinhos no Brasil, num raciocínio negocial, trabalhar sua imagem e torná-la uma bebida única, sem substitutos. Enfatizar características singulares valorizando a produção no fato de ser uma bebida salutar, que não possui efeitos adversos, que propícia integração e não apenas como uma bebida que está em alta.

Então, agora é o momento certo de investir neste tipo de conteúdo. Para os empresários terem uma maior produtividade nas vendas, é preciso está atento ao que o mercado está apontando para se obter um impacto maior nas estratégias de divulgação. Ter uma visão antecipada das tendências permite sair à frente. Colocando em prática novos recursos e ferramentas que possam oferecer valor e facilitar o entendimento e as compras no comercio de vinhos, para que assim o Brasil possa evoluir neste setor de forma mais rápida com o que realmente retorna bons resultados.

Não é o mais forte nem o mais inteligente que sobrevive, mas sim aquele que melhor se adapta às mudanças.

Charles Darwin

Quem não estiver preparado sempre vai reagir às situações e aos acontecimentos, os sábios sempre se antecipam. É isso pessoal espero que tenham gostado e até a próxima.

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