Na edição 2025 da CASACOR Brasília, o arquiteto e urbanista Rick Hudson, do escritório HC Arquitetura, apresenta o projeto Olfati — uma loja-conceito que convida o visitante a mergulhar em experiências sensoriais inspiradas nos rituais de purificação da cultura brasileira. A proposta nasce do tradicional banho de cheiro, prática ancestral difundida principalmente no Norte do país. Mais do que higiene, o ritual simboliza cuidado, proteção e conexão com o sagrado, expandindo-se para outras tradições nacionais, como os banhos preparados por benzedeiras, a lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim e as cerimônias de povos indígenas.
A imersão começa já no piso, pintado à mão pela artista plástica Érica Saraiva, que recria a simbologia das ervas do alguidar. Na materialidade, texturas e cores também ganham protagonismo: o revestimento natural Pizarra Croco, da Ikê Pedras, remete à pele e dialoga com os efeitos cromáticos da Tintas Coral, criando um ambiente poético e tátil.
O espaço ainda abriga lançamentos de design autoral, como a Estante Tina, de Jader Rodrigues; o Banco Guera, da GUA Arquitetura; a Cadeira Célia, de Danilo Vale; e a Mesa Rios, de Tunico Lages. Todas as peças ampliam a proposta sensorial e reforçam o compromisso com a sustentabilidade, utilizando madeira de queda natural e de reflorestamento certificado.
Mais do que um ambiente expositivo, Olfati propõe uma pausa. O projeto utiliza o olfato como caminho para despertar memórias e intenções, reforçando que o bem-estar começa no lar e, sobretudo, no interior de cada um. É um espaço em que design, arte e ancestralidade se entrelaçam, cultivando presença, afeto e consciência — valores essenciais para um futuro mais humano e em sintonia com a natureza e seus ciclos.
33ª CASACOR Brasília
Quando: 13 de agosto a 12 de outubro de 2025
Special Sale: 11 e 12 de outubro
Onde: Casa do Candango – SGAS 603
Visitação: de terça a sexta-feira, das 15h às 22h. Sábados e feriados, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 21h
Ingressos: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia para estudante, professor, PCD e seu acompanhante e pessoas com 60 anos ou mais). Obrigatória a apresentação da carteirinha/comprovação de pagamento da instituição/documento de identidade e válido com foto. Crianças até 11 anos não pagam mediante documento.
Classificação: livre
Acessibilidade: a mostra é acessível em toda a sua extensão