Menu
Notícia Animal

GDF doa três toneladas de carne para abrigo de cães e gatos no Gama

A iniciativa da Seagri-DF beneficia animais resgatados de abandono e maus-tratos, com produtos apreendidos avaliados para consumo animal.

Redação Jornal de Brasília

20/02/2026 17h14

doaçao de carne a abrigo

Foto: Divulgação/Seagri-DF

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF) doou aproximadamente três toneladas de carne ao Abrigo Flora e Fauna, localizado no Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo, no Gama. Os alimentos, provenientes de produtos agropecuários apreendidos por falta de documentação ou inspeção sanitária obrigatória, foram considerados próprios para consumo animal após avaliação técnica pela Diretoria de Fiscalização de Trânsito.

A doação beneficia cães e gatos resgatados, muitos vítimas de abandono e maus-tratos. Antes da entrega, cada item passou por triagem para garantir qualidade e segurança.

“A defesa agropecuária existe para coibir irregularidades, mas também para assegurar que aquilo que pode ser reaproveitado, dentro da lei e dos critérios sanitários, chegue a quem precisa. Essa doação é um exemplo claro disso. Cada ação como essa reforça o compromisso do GDF com a proteção da vida, seja humana ou animal. A destinação correta dos produtos apreendidos mostra que fiscalização, cuidado ambiental e solidariedade caminham juntos”, afirma o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno.

Well Fabiano, um dos responsáveis pelo abrigo, destacou o impacto da doação. “Nosso consumo chega a 15 pacotes de 25 quilos de ração por dia. Essa quantidade de comida está ajudando muito”, disse. Ele acrescentou que a carne traz variedade à dieta dos animais, resultando em maior alegria e melhora na saúde e bem-estar deles.

Essa é a primeira doação de alimentos realizada pela Seagri-DF em 2026. No ano anterior, em 2025, o total de doações alcançou cerca de 7,5 toneladas, sendo aproximadamente 5 toneladas para alimentação animal e 2,5 toneladas para consumo humano, beneficiando entidades e famílias em vulnerabilidade.

Para doações voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade, o Programa de Coleta e Doação de Alimentos (PCDA) coordena as ações por meio do banco de alimentos da Ceasa-DF. Instituições interessadas podem contatar pelo telefone (61) 3686-4831, opção 3.

*Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado