A Ouvidoria do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recebeu, na tarde desta sexta-feira (7), uma denúncia pouco comum: filhotes de cachorro haviam sido abandonados dentro de um papa-lixo instalado na DF-130, sentido Planaltina.
A ocorrência foi relatada por Marco Antônio Gênova, proprietário da Fazenda Paraízo das Lavandas. “Meus funcionários passavam pelo local e ouviram latidos vindos de dentro do equipamento. Quando confirmaram que havia animais vivos misturados ao lixo, entrei em contato com a Ouvidoria do SLU pedindo ajuda e fui prontamente atendido”, contou o morador.
O servidor Ataniel Silva, da Ouvidoria do SLU, coordenou a ação de resgate. “Assim que recebemos o chamado, acionamos a equipe de Planaltina, que enviou o caminhão com guindaste usado para recolher os papa-lixos. Graças à denúncia, conseguimos salvar os filhotes e encaminhá-los para um novo lar”, afirmou.
O SLU mantém cerca de 600 papa-lixos instalados em pontos estratégicos do Distrito Federal, especialmente em áreas rurais, onde servem para o descarte adequado de resíduos orgânicos e rejeitos domésticos.
Casos de uso indevido ou situações irregulares envolvendo os equipamentos podem ser denunciados pelo telefone 162 ou pelo site participa.df.gov.br. O órgão também oferece atendimento e orientações pelo WhatsApp (61) 3213-0153.
Com informações do SLU