Desde 1991, quando chegou ao País com linhas arredondadas, o Toyota Corolla se tornou um dos sedãs mais responsáveis pelos sonhos de consumo dos brasileiros. Hoje, além de ser líder de vendas da categoria, o carro já conta com cinco gerações oficiais em seu histórico de produção no Brasil.
Apesar do sedã estar presente há quase três décadas por aqui, o estudo se refere apenas às gerações do Toyota Corolla fabricadas no País. A primeira geração nacional (G1) surgiu em 1999 até 2002; a segunda (G2), de 2003 a 2008; a terceira (G3), de 2009 a 2014; a quarta (G4), de 2015 a 2019; e atualmente temos a quinta (G5), que começou a ser produzida no Brasil este ano, porém já como modelo 2020. Nota-se, ainda, que as versões GLi, XEi e Altis se comportam como versões de entrada, intermediária e de luxo, respectivamente.
Analisando as versões do Altis do Toyota Corolla, vê-se que há a menor diferença entre as gerações, sendo as do modelo da geração G4 desvalorizadas em –7,59%, enquanto as da G3 apresentam taxas de –7,69% ao ano.
TOYOTA COROLLA ALTIS |
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GERAÇÃO |
Marca/Modelo |
Valor (Ago/2019) |
Taxa de Desvalorização |
G4 (2015 a 2019) |
Toyota Corolla Sedan 4P ALTIS 2.0 16V CVT FLEX 4×2 automático |
R$ 106.903 |
-7,59% |
G3 (2009 a 2014) |
Toyota Corolla Sedan 4P ALTIS 2.0 16V AT FLEX 4×2 automático |
R$ 64.632 |
-7,69% |
Diferentemente, a versão XEi apresenta índices distintos entre as gerações. Com isso, o Corolla da quarta geração possui maior taxa, de –9,02%, e o XEi 1.8 16V AT automático da G2 a menor com –7,36% em perda de preço.
TOYOTA COROLLA XEi |
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GERAÇÃO |
Marca/Modelo |
Valor (Ago/2019) |
Taxa de Desvalorização |
G4 (2015 a 2019) |
Toyota Corolla Sedan 4P XEi 2.0 16V CVT FLEX 4×2 automático |
R$ 99.483 |
-9,02% |
G3 (2009 a 2014) |
Toyota Corolla Sedan 4P XEi 2.0 16V AT FLEX 4×2 automático |
R$ 8.090 |
-7,54% |
G2 (2003 a 2008) |
Toyota Corolla Sedan 4P XEi 1.8 16V AT 4×2 automático |
R$ 30.828 |
-7,36% |
G1 (1999 a 2002) |
Toyota Corolla Sedan 4P XEi 1.8 16V AT 4×2 automático |
R$ 20.102 |
-8,36% |
A versão de entrada GLi da geração G4 se destaca com a porcentagem mais baixa do estudo –4,89%, já a anterior mostra o número –7,26%.
TOYOTA COROLLA GLi |
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GERAÇÃO |
Marca/Modelo |
Valor (Ago/2019) |
Taxa de Desvalorização |
G4 (2015 a 2019) |
Toyota Corolla Sedan 4P GLi 1.8 16V CVT FLEX 4×2 automático |
R$ 75.989 |
-4,89% |
G3 (2009 a 2014 |
Toyota Corolla Sedan 4P GLi 1.8 16V AT FLEX 4×2 automático |
R$ 54.555 |
-7,26% |
Com a faixa aproximada aos demais, é possível entender que o Toyota Corolla XLi, que se manteve de 1999 a 2014 no mercado, perde mais valor quando é a 1.8 16V AT automático G1, com –8,15%, ao passo que a mesma versão da G3 desvaloriza –6,04% anualmente.
TOYOTA COROLLA XLi |
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GERAÇÃO |
Marca/Modelo |
Valor (Ago/2019) |
Taxa de Desvalorização |
G3 (2009 a 2014) |
Toyota Corolla Sedan 4P XLi 1.8 16V AT FLEX 4×2 automático |
R$ 52.524 |
-6,04% |
G2 (2003 a 2008) |
Toyota Corolla Sedan 4P XLi 1.6 16V AT 4×2 automático |
R$ 29.321 |
-6,22% |
G1 (1999 a 2002) |
Toyota Corolla Sedan 4P XLi 1.8 16V AT 4×2 automático |
R$ 18.090 |
-8,51% |
Por último, o Toyota Corolla SE-G está presente na análise com um comportamento distinto, uma vez que carros antigos tendem a manter o preço estabilizado com um determinado tempo em mercado. O automóvel SE-G 1.8 16V AT automático da primeira geração, de 1999 a 2002 é o mais desvalorizado em 10,19% de taxa anual.
TOYOTA COROLLA SE-G |
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GERAÇÃO |
Marca/Modelo |
Valor (Ago/2019) |
Taxa de Desvalorização |
G2 (2003 a 2008) |
Toyota Corolla Sedan 4P SE-G 1.8 16V AT 4×2 automático |
R$ 30.972 |
-7,14% |
G1 (1999 a 2002) |
Toyota Corolla Sedan 4P SE-G 1.8 16V AT 4×2 automático |
R$ 21.471 |
-10,19% |
Quando o assunto é preço de carros, há duas metodologias para calcular a perda de valor: Desvalorização e Depreciação. Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Já a Depreciação usa o valor do veículo 0 Km em um período determinado em relação a seu atual valor residual, sempre considerando o mesmo ano/modelo e sem o mesmo rigor de sua definição contábil, que tem regras muito estritas. Neste estudo, foi aplicado o conceito de desvalorização, levando em consideração todo o período de vida dos modelos analisados.