Menu
Na Garagem

Manual do proprietário: Aprenda a cuidar dos amortecedores do seu carro

Peça fundamental para manter a estabilidade dos carros, os amortecedores fazem o controle das ações das molas na suspensão.

Lucas Neiva

18/07/2019 12h06

Manual do proprietário: Aprenda a cuidar dos amortecedores do seu carro

Peça fundamental para manter a estabilidade dos carros, os amortecedores fazem o controle das ações das molas na suspensão. Com essa função, eles garantem que os pneus se mantenham em contato com o solo, deixando a missão dos motoristas mais segura. O Na Garagem preparou um manual básico com os principais cuidados necessário para o bom funcionamento e manutenção dos amortecedores. Traçamos aqui algumas mentiras e verdades a respeito de como cuidar da peça.

É possível recondicionar os amortecedores?

Embora seja possível encontrar essas peças recondicionadas no mercado, a grande maioria na verdade não passa de amortecedores usados e descartados, a mudança deles foi apenas pintada ou teve o óleo trocado por outro fluído, geralmente fora dos padrões exigidos. A recomendação dos especialistas é não comprar este tipo de produto, isso porque o óleo original dos amortecedores é desenvolvido especialmente para a peça e uso de um outro lubrificante pode acelerar o desgaste dos componentes do amortecedor. Isso acontece porque os óleos específicos não são encontrados no mercado, e o uso de componentes diferentes dos recomendados pode colocar a segurança de motoristas e passageiros em risco.

Quais as consequências de usar amortecedores recondicionados?

Se você não sabia dessas informações e já está usando uma peça recondicionada saiba que os riscos são grandes; O desempenho dessas peças são bem inferiores as originais, isso porque os seus componentes internos estão desgastados, o que causa perda de eficiência . Entre os problemas mais sérios que o uso destes amortecedores podem causar estão a perda de dirigibilidade e estabilidade, aumento da distância de frenagem, desgaste prematuro de pneus, além de desgastar outros componentes da suspensão. Outro risco grande é os amortecedores travarem, o que vai afetar o controle do carro.

Existe alguma garantia da procedência dos amortecedores?

O Inmetro é o órgão que regula a fabricação dos amortecedores, e todas as peças tem que passar pela análise deles antes de irem para o mercado. Dessa forma, todas as peças precisam ter o selo do Inmetro, que serve como uma forma de comprovar que a peça está dentro das especificações técnicas e de segurança exigidas para o mercado brasileiro estão sendo respeitadas. O Inmetro audita as fábricas e exige que os amortecedores sejam testados em laboratório credenciados. Cada certificação é válida para uma fábrica e os produtos produzidos especificamente nela, não valendo para uma rede. O Inmetro também escolhe lotes aleatórios para realizar novos testes anualmente. Se for verificado que as peças não estão cumprindo com as regras o certificado é suspenso.

Mas um cuidado com os recondicionados, que podem ter o selo do Inmetro da fabricante original, o que leva o consumidor a acreditar que a peça foi aprovada pelo órgão, mas isso não acontece porque o Inmetro não avalia peças reutilizadas.

O que um amortecedor em mau estado pode causar?

Com a perda de eficiência causada pelo desgaste dos componentes internos o contato dos pneus com o solo acaba prejudicado. Em razão disso, nos dias chuvosos os riscos de aquaplanagem aumentam, pois a lâmina de água já reduz este contato entre os compostos e a pista. A aquaplanagem não acontece apenas em razão de amortecedores desgastados, porém o mau funcionamento desta peça aumenta a possibilidade de que ela ocorra, podendo causar acidentes graves.

Como devo substituir os amortecedores?

A recomendação é que essa peça seja sempre trocada em pares, para cada eixo. Mesmo que o outro amortecedor do eixo esteja ainda em condições de uso, fazer que um novo trabalhe com um velho, pode causar desequilíbrio, tornando a dirigibilidade mais difícil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado