Menu
Molecada

Intervenção circense “Mão” ocupa Brasília com apresentações gratuitas

Com apresentações no CCBB, Planaltina e Eixão do Lazer, o espetáculo promete encantar todos os públicos de 30 de agosto a 21 de setembro

Alexya Lemos

27/08/2025 9h58

ensaio mÃo © renato mangolin alta 221 (1)

Foto: Renato Mangolin

De 30 de agosto a 21 de setembro, o CCBB Brasília recebe a performance “Mão”, intervenção circense gratuita que propõe uma imersão poética no universo do circo e dos seus bastidores. Dirigido por Renato Linhares (Intrépida Trupe, Foguetes Maravilha), o espetáculo convida o público a acompanhar, ao vivo, a montagem de uma estrutura de 8 metros de altura feita por seis performers e um músico.

Ao final da performance, a grande estrutura é destruída, invertendo seu ângulo, dando-lhe uma nova forma. Inúmeras reações invadem a plateia, que é surpreendida ao ver o gigante objeto, construído diante de seus olhos, sendo deitado no chão.

A experiência cênica combina acrobacias, coreografias e ações operárias, transformando a construção do picadeiro em ato simbólico e ritualístico. Mais que espetáculo, “Mão” é uma reflexão sobre o trabalho coletivo, o gesto artesanal e o momento anterior ao salto, literal e metafórico.

06 07 2019 espetÁculo mÃo foto joÃo cordioli (55)
Foto: João Cordioli

As apresentações no CCBB ocorrem aos sábados, às 16h, com ingressos gratuitos disponíveis no site ou na bilheteria. A performance também circula por espaços abertos do Distrito Federal: em Planaltina (Praça São Sebastião, 7/9, às 16h) e no Eixão do Lazer (110 Sul, dias 14 e 21/9, às 15h30).

Idealizada pela artista Adelly Costantini, a obra une circo, dança, música e arquitetura para homenagear os trabalhadores e a efemeridade do circo. Ao final, a estrutura construída em cena é deitada e coberta por uma tela verde, de onde surge uma fumaça vermelha — um adeus visual à cidade.


“Nos perguntamos como criar uma intervenção que pudesse falar da mão de obra da mão circense. Um ato público que nos permitisse ver as formas de expressão que existem no toque, na ação do construtor, do ponto de vista do artista de circo. Mas também um espetáculo que fosse como a mão, um instrumento articulado, extremo, inconsciente”, explica Renato.

Agenda das apresentações:

30 de agosto (sábado) – 16h – CCBB Brasília
31 de agosto (domingo) – 16h – CCBB Brasília
06 de setembro (sábado) – 16h – CCBB Brasília 
07 de setembro (domingo) – 16h – Praça São Sebastião – Planaltina – DF
13 de setembro (sábado) – 16h – CCBB Brasília 
14 de setembro (domingo) – 15h30 – Eixão Sul – altura da 102 Sul 
20 de setembro (sábado) – 16h – CCBB Brasília – sessão com acessibilidade de audiodescrição
21 de setembro (domingo) – 15h30 – Eixão Sul – altura da 102 Sul

mão 2 @wagnercria
Foto: Wagner Cria

Performance Circense “Mão” 
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul ; Eixão Sul – altura da 102 Sul; Praça São Sebastião – Planaltina
Período: de 30 de agosto a 21 de setembro, sempre aos sábados e domingos
Ingressos gratuitos pelo site

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado