Menu
Moda

Gucci abandona calendário e planeja fazer 2 desfiles por ano

Designer da marca disse que busca ‘recuperar uma nova cadência’

Redação Jornal de Brasília

25/05/2020 13h50

Foto: Jacopo Raule/Getty Images for Gucci

O diretor criativo da Gucci, Alessandro Michele, anunciou neste domingo (24) que a grife italiana vai abandonar o calendário convencional de desfiles e planeja realizar somente dois shows por ano.

Em uma publicação no Instagram, Michele afirmou que a Gucci deixará o “ritual desgastado das sazonalidades e shows para recuperar uma nova cadência”. “Abandonarei o ritual desgastado das sazonalidades e shows para recuperar uma nova cadência, mais próxima da minha ligação expressiva.

Nos reuniremos apenas duas vezes por ano para compartilhar os capítulos de uma nova história. Capítulos irregulares, alegres e absolutamente gratuitos, que serão escritos combinando regras e gêneros, alimentando-se de novos espaços, códigos linguísticos e plataformas de comunicação”, escreveu Michele.

“Gostaria de abandonar a parafernália de siglas que colonizaram o nosso mundo: cruzeiro, pré-outono, primavera-verão, outono-inverno. Elas me parecem obsoletas e desnutridas”, continuou o designer.
   

O anúncio da Gucci acontece algumas semanas depois da Yves Saint Laurent, de propriedade do grupo francês Kering, do qual fazem parte marcas famosas como a Gucci, ter revelado que não apresentará suas coleções “em nenhuma das datas pré-estabelecidas de 2020”.

Outras marcas de luxo também estão reavaliando o sistema tradicional de desfiles, mas não há informações se mais grifes seguirão os mesmos passos da Saint Laurent e da Gucci.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado