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Moda e Beleza

Evento no DF movimenta mercado da moda com identidade própria

Um ponto de grande destaque foram as pequenas marcas que tiveram a oportunidade de expor seu trabalho

Agência UniCeub

29/08/2025 13h54

interfashion brasilia

Foto: Divulgação

Por Giulia Moura e Giovanna Gimenez
Agência de Notícias do CEUB

A capital brasileira hospedou, no último final de semana, a segunda edição do Interfashion Brasília. O tema deste ano “Simbiose: Conexão entre a arte e a moda”, contou com um cronograma de palestras, desfiles, stands de vendas e oficinas, tudo no mesmo dia. 

Um ponto de grande destaque foram as pequenas marcas que tiveram a oportunidade de expor seu trabalho. Um exemplo é a Lixomania Vintage, brechó que conta com peças anteriores aos anos 90.

Com mais de 10 anos de história no mercado, a criadora do projeto Rachel Smidt, inaugurou sua primeira loja em 2019 e garimpa pelo mundo todo, sempre buscando peças com cortes e texturas que fogem do comum.

A sustentabilidade, tema imprescindível no século 21, também tomou espaço. A CIA do Lacre é uma organização social que vem contribuindo como fonte de renda para diversas mulheres do Distrito Federal.

“No instituto, nós fazemos as bolsas, a costura e o bordado com  material arrecadado pela Cia do Lacre”, disse Sueli Dias dos Santos Dourado, de 48 anos. Ela trabalha no Instituto Terceiro Setor, o qual tem parceria com a organização.

Além disso, ressaltou a importância do projeto para mulheres em situação de vulnerabilidade, que buscam uma especialização e renda.

“São mais de 83% mulheres, das quais 94% produzem em casa, 71% vivem com renda familiar de um a três salários mínimos e 35% têm no artesanato sua principal fonte de renda”, consta o site da organização

O objetivo é tornar a moda sustentável real no Brasil (link da matéria de moda sustentável). Para isso, a Associação conta com diversas parcerias, como a Sustentare Saneamento.

A sala de desfile recebeu diversos nomes. A marca Sacramound (colocar a matéria) realizou seu primeiro desfile com toda coleção, inspirada em “A Divina Comédia”, no dia 23 às 18h31.

Além desta, Alê Baeza Brand, deu sequência nas passarelas. Ambas, representaram a arquitetura de Brasília, em algum momento do desfile, transformando os monumentos de concreto idealizados por Lucio Costa em alta costura brasiliense. 

O palco principal recebeu grandes nomes do campo da moda e da arte, como Jum Nakao, Lino Villa Ventura e Vanessa Rozan. As palestras giraram em torno de assuntos como empreendedorismo, tendências, cases de exportação e design.

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

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