Com roupas feitas a partir de materiais sustentáveis, a terceira edição do desfile “Nas Malhas do Bem” será realizada no próximo domingo. O evento, que celebra a moda como ferramenta de transformação social, é organizado pelo Instituto Espalhando Amor DF. Será no Complexo Cultural de Samambaia a passarela em que as 20 modelos vão desfilar — e a entrada é gratuita.
O Instituto Espalhando Amor tem sede em Samambaia, onde oferece cursos de capacitação para geração de renda rápida. Cleo Almeida Santiago, idealizadora do instituto e organizadora da coleção Nas Malhas do Bem, apontou que o carro-chefe das oficinas oferecidas são os três cursos de costura criativa, de onde saem as coleções dos desfiles realizados pela ONG. Das aulas, as melhores alunas são selecionadas para montar uma coleção apresentada nesse período entre setembro e outubro. “Esse ano a gente já fez um desfile com a coleção de bolsas feitas de retalhos de jeans, e outro desfile, com roupas feitas de materiais totalmente sustentáveis”, comentou.
Moda com propósito e renda direta para as costureiras
O desfile do próximo domingo será realizado com uma coleção de roupas feitas de malha — desde pijamas e roupa de festa até peças de alta costura. Segundo Cleo, um acessório ou outro pode ser feito com rendas, strass, franjas e variados, mas esses são somente complementos.

A escolha do local do evento foi o Complexo Cultural de Samambaia, que, para Cleo, é um espaço incrível, que recebe grandes eventos e conta com 250 poltronas. Com entrada gratuita, Cleo adiciona que vai ter sorteio ao final do evento. Além disso, como se trata de um evento beneficente, as roupas vão ser colocadas à venda e o valor de cada peça adquirida vai direto para a costureira que a confeccionou. “Nosso público-alvo são estudantes de moda, design de moda, artesãos e qualquer pessoa que se identifique, que goste de se vestir bem e procure um look diferenciado.”
Ao todo, são 20 modelos na passarela. Cleo destaca que algumas são profissionais e atuam como voluntárias do projeto, que inclusive conta com a participação da Miss Samambaia para abrir o desfile.
Formação gratuita e impacto social na comunidade
Cleo salienta que esse evento tem um impacto significativo para a comunidade, e principalmente para as alunas que fizeram o curso. “E é um chamado para aquelas que sentem interesse em fazer os nossos cursos de costura criativa, porque a gente dá a oportunidade para elas criarem uma peça e mostrarem num evento de grande porte”, afirmou.
Para quem se interessar pelo curso e pelo projeto, para se inscrever nas oficinas, basta entrar no Instagram do Espalhando Amor DF (@espalhandoamordf) e entrar em contato pelo Direct. O curso é gratuito, com material incluso, e Cleo garante que a pessoa não precisa levar nada. “A nossa próxima turma agora é só em janeiro, porque assim que terminarmos o nosso evento, a gente vai se preparar para o Dia das Crianças e depois vamos começar os preparativos para o Natal”, acrescentou. Ela explicou que a ONG tem um grupo de idosos no projeto Girassol do Cerrado, e a ação natalina é focada neles.

Ela enfatizou que o instituto precisa de voluntários, porque o trabalho realizado é 100% voluntário. “Não temos funcionários, nós trabalhamos com a comunidade, com as pessoas que chegam para nos ajudar, e os profissionais são bem-vindos para oferecerem seus serviços”, disse. Ela cita que, aos sábados, na ONG, são oferecidas aulas de pilates por fisioterapeutas voluntários.
Além do desfile, o evento conta com uma programação cultural local, com apresentação do Coral Levando a Vida, performance das bailarinas do Instituto Embalando Sonhos e do balé adulto da companhia La Cruz.
Moda é mais do que montar um look
Maridis Gonçalves, ou como ela é mais conhecida, a costureira Mel, é colaboradora voluntária do projeto Nas Malhas do Bem. Ela aprendeu a costurar aos 14 anos e desde pequena é apaixonada por moda. “A moda para mim não é o que está em tendência, eu sou bem atemporal e a moda para mim está no estilo de cada um. Eu gosto de transformar sonhos”, afirmou. Mel acredita que a moda seja poder transformar tecidos que iam para o lixo, em peças perfeitas para que todos possam usar à sua maneira. Ela dá o exemplo de uma modelo que vai desfilar no projeto, que está grávida: “Eu tenho uma peça que dei o nome de Felicidade. Essa modelo queria muito desfilar e eu reparei como ela estava feliz e me inspirei nisso”, contou.
A costura para Mel é terapia e um sustento. Ela conheceu o instituto por indicação de uma amiga e entrou de cabeça no projeto do desfile de malhas. “Eu gosto muito de costurar, ainda mais com foco na sustentabilidade e em reaproveitar peças antigas e boas, as transformando em peças mais atuais”, declarou. O que tem tudo a ver com a iniciativa da ong de Cleo, que fez o convite para que Mel confeccionasse uma roupa. “Eu estou muito empolgada e feliz de participar dessa ação. Eu dei o nome a outra peça que fiz de Luz, Sombra e Escuridão. É um vestido todo preto com malhas, renda e um laço dourado”, descreveu.
Brunna Breves Cassimiro, é miss e modelo profissional. Ela está há 12 anos morando em Brasília, mas conta que é mineira. Em 2023, Bruna foi convidada para participar pela primeira vez como modelo voluntária do desfile na primeira edição. A coleção da época se chamava bag love. “Hoje eu tenho participação ativa na Espalhando Amor, ministrando aulas de pilates para o grupo Girassóis do Cerrado e faço parte do casting de modelos”, comentou.
Nesta edição do próximo domingo, Bruna vai apresentar três propostas de look na nova coleção: um look casual, um esportivo e o terceiro, um look moda praia. “Esse projeto é de extrema importância, porque agrega valores e atividades as mulheres da comunidade, gerando entretenimento e as incentivando a realizar novas atividades”, disse. Ela ainda destacou que com as iniciativas do Instituto, a comunidade pode ter acesso a cultura, com a apresentação das peças, através do evento. “Estou com a expectativa bem alta. Eu observo de perto as peças e eu garanto que essa coleção está um arraso, estou ansiosa para ver todas as peças nas modelos e celebrar esse lindo trabalho realizado com muito amor por todos e todas da ong Espalhando Amor”, finalizou.
Serviço
Desfile “Nas Malhas do Bem”
Onde: Complexo Cultural de Samambaia
Quando: Domingo, 5 de outubro
Horário: Às 16h