A Adidas apresentou hoje a nova coleção de uniformes principais para 22 seleções parceiras, que serão utilizados na Copa do Mundo da FIFA 202 e em outras competições oficiais. As camisas trazem uma combinação de referências históricas e design contemporâneo, com o objetivo de representar o espírito e a identidade de cada país.
Entre as federações contempladas estão Argélia, Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Alemanha, Hungria, Itália, Japão, México, Irlanda do Norte, Peru, Catar, Arábia Saudita, Escócia, Espanha, Suécia, Ucrânia, Emirados Árabes Unidos, Venezuela e País de Gales.
Segundo a marca, a coleção foi pensada para unir gerações de torcedores em torno de símbolos nacionais reinterpretados sob uma estética voltada para o futuro. Cada uniforme reflete elementos culturais — das paisagens e tradições arquitetônicas aos modelos lendários do passado — traduzidos em padrões e cores que celebram o orgulho de cada nação.
“O uniforme nacional é o símbolo da união e do orgulho de um país. À medida que as seleções entram em campo na maior Copa do Mundo da história, elas carregam as esperanças de uma nova geração de torcedores, enquanto representam as que vieram antes”, afirmou Sam Handy, diretor-geral de Futebol da adidas. “Projetamos os uniformes como uma homenagem às raízes de cada nação, mas também para celebrar uma era em que cada torcedor, em qualquer lugar, faz parte da história”, completou.
Tradição e tecnologia lado a lado
Além do apelo visual, a nova linha prioriza o desempenho dos atletas em campo. Com o torneio sendo realizado pela primeira vez em três países-sede, Estados Unidos, Canadá e México, a Adidas desenvolveu tecidos que ajudam os jogadores a enfrentar diferentes condições climáticas.
As peças contam com tecnologia CLIMACOOL+ e tecidos de elasticidade mecânica 3D com mapeamento corporal, que favorecem a evaporação do suor e mantêm o corpo seco por mais tempo. As três listras perfuradas, marca registrada da empresa, oferecem melhor respirabilidade, enquanto áreas de malha estrategicamente posicionadas garantem ventilação ideal até nos climas mais quentes.
Outro destaque é o novo logotipo da adidas, aplicado com efeito lenticular termo impresso, que cria uma aparência dinâmica e reforça a proposta estética inovadora da coleção.
Para o vice-presidente de design da divisão de futebol, Thomas Mace, o desafio foi equilibrar tradição e modernidade. “Desenhar nossa coleção para a Copa do Mundo FIFA 2026 foi uma oportunidade de honrar a identidade única de cada país, enquanto impulsionamos os limites da inovação e do desempenho. Cada camisa conta uma história, mesclando herança cultural com estética moderna, e foi desenvolvida com nossas tecnologias mais avançadas para manter os jogadores frescos e confortáveis no maior palco do futebol”, afirmou.
Os novos uniformes principais das federações adidas estarão disponíveis a partir de 6 de novembro no site oficial da marca.