A artista e pesquisadora Maibe Maroccolo lança sua nova obra, “A Natureza das Cores Brasileiras”, resultado de mais de uma década de pesquisa sobre a flora tintorial brasileira. A autora, que dedica sua carreira à conexão entre a natureza e a criatividade, explora a biodiversidade do Brasil de forma inovadora. O livro revela a riqueza de 100 espécies tintoriais, divididas em três categorias, oferecendo uma imersão profunda na relação entre plantas e suas propriedades cromáticas. O lançamento será neta quarta (11/9), às 18h, no Café Daniel Briand (104 Norte), em Brasília, A artista ministrará também uma oficina sensorial no próximo domingo (15/9), no Jardim Botânico.
“Minha motivação para explorar a conexão entre a natureza e as cores nasceu de um profundo fascínio pela biodiversidade brasileira e pela capacidade que as plantas têm de nos contar histórias por meio de suas cores”, conta Maibe. Para ela, o o processo de pesquisa foi uma jornada rica, que envolveu o aprendizado com comunidades tradicionais e o desafio de conciliar o estudo científico com as práticas artesanais.
O uso sustentável das plantas tintoriais é uma das questões centrais do livro, com potencial para impactar tanto as práticas artísticas quanto a indústria. “Para a indústria, especialmente a têxtil e a de design, o uso sustentável de plantas tintoriais pode gerar uma revolução na forma como os produtos são fabricados”, disse.
O papel das comunidades tradicionais também foi abordado pela autora, que ressaltou a importância de manter vivas as técnicas passadas de geração em geração. A artista destaca que as comunidades atuam como guardiãs da biodiversidade, cultivando, manejando e respeitando o uso das plantas de forma sustentável.
Além do lançamento, Maibe ministrará gratuitamente a oficina “Aquarela Botânica”, marcada para o próximo domingo (15/9), das 10h às 11h30, no Jardim Botânico. Os participantes terão a oportunidade de explorar os processos de extração de pigmentos naturais e criar suas próprias aquarelas. Além das novas técnicas, a artista espera que a oficina seja uma forma de sensibilizar o público sobre a importância da preservação da biodiversidade: “Ao explorar a criação de tintas diretamente das plantas, os participantes entenderão a importância da preservação do Cerrado que abriga uma imensa variedade de espécies”, ressalta. As inscrições podem ser feitas pelo site da Mattricaria.
O livro também será acessível para pessoas com deficiência visual, por meio de uma versão em audiobook e a distribuição de 6 exemplares em braille no Centro Educacional para Deficientes Visuais em Brasília.
Com sua abordagem inovadora e comprometida com a sustentabilidade, “A Natureza das Cores Brasileiras” é um convite para redescobrir a rica biodiversidade do Brasil por meio das cores, tornando-se uma obra essencial para a artistas, designers, pesquisadores, educadores, estudantes de moda, sustentabilidade e botânica, além de todos os amantes da natureza e interessados em práticas artesanais.
Lançamento do livro ” A Natureza das Cores Brasileiras”
De Maibe Maroccolo, nesta quarta-feira (11/9), às 18h, no Café Daniel Briand (104 Norte, Bloco A).
Oficina Aquarela Botânica
Domingo (15/9), das 10h às 11h30, no Jardim Botânico de Brasília (Setor de Mansões Dom Bosco – Lago Sul). 20 vagas gratuitas. Inscrições e informações nos canais digitais da Mattricaria.
Site: mattricaria.com.br
Classificação indicativa: livre