Menu
Moda e Beleza

A 3ª edição da Brasília Design Week entra na reta final

A exposição segue até esse domingo, 20, com entrada gratuita

Redação Jornal de Brasília

15/07/2025 12h13

brasília (df), 20/06/2025. brasília design week 2025. fotos: n

Foto: Nina Quintana/ Divulgação

Até 20 de julho, o público pode visitar, no Museu Nacional da República, seis exposições que celebram o design nacional sob o tema “Design, Memória e Futuro”. A mostra destaca a criatividade e a identidade brasileira por meio de projetos que dialogam com passado, presente e futuro. A expografia é assinada por Gero Tavares e Luiz Trombini.

Na primeira semana do evento, de 18 a 24 de junho, mais de 19 mil visitantes passaram pelo espaço — superando o público total da edição anterior, que foi de 15 mil. A expectativa para 2025 é dobrar esse número.

Entre os destaques, a exposição-conceito “Horizonte em Risco”, com curadoria de Nina Coimbra, propõe a reflexão sobre os futuros possíveis por meio do design autoral. Estão expostos objetos e mobiliário de designers de todo o Brasil — de cadeiras a tapeçarias —, incluindo nomes de destaque como André Neves, Cia do Lacre, Diego Bressani, Fluides Cerâmicas, Felipe Laraia e Jader Rodrigues.

A mostra “Artesanato e Joias: Contornos do Amanhã”, com curadoria de Cris Malheiros e Pati Herzog, reúne criações de artesãos do DF e do Vale do Jequitinhonha. Em parceria com a loja Paiol, a exposição valoriza o fazer manual como herança e reinvenção cultural, com peças como joias, móveis e objetos em cerâmica e madeira.

A arte também ganha espaço com “Artes Visuais: Distopia, Fantasia e Futuros”, com curadoria de Flavia Rangel. A exposição propõe um mergulho sensível nas camadas do tempo por meio de obras que transitam entre crítica, imaginação e poética visual — de artistas como Érico José, Eduardo Moraes e Rayza Mina.

Na moda, a BDW25 apresenta a mostra “Moda e Sustentabilidade: UPCYCLING”, resultado de uma oficina colaborativa com a equipe da Trama Afetiva, liderada por Jackson Araújo e Thais Losso. Participam coletivos e designers independentes, como Centopeia Têxtil, Cia do Lacre e Designers sem Coletivo.

Entre as exposições convidadas, a Sherwin-Williams apresenta “Viva Janete!”, homenagem à arquiteta e designer Janete Costa. A mostra celebra sua obra e pensamento criativo, conectando cores e objetos autorais à cultura brasileira. Já a exposição “Design + Indústria”, apresentada pela Abimóvel em parceria com a ApexBrasil, traz criações que integraram a última edição da DW Milão, reunindo móveis que expressam inovação, identidade e sustentabilidade.

A mostra parceira “Quando o Imaginário e a Fé vão às Ruas”, com fotografias de Bruno Jungmann e curadoria de Gisele Lima, ocupa o Espaço Oscar Niemeyer até 30 de agosto.

Realizada pelo Desponta Brasil e Instituto Brasil de Economia Criativa, a BDW25 conta com apoio institucional de entidades como Sebrae, GDF, Abimóvel, ApexBrasil e patrocínio da Sherwin-Williams, Marcozero Bar e a Rede HPlus de Hotéis. A programação inclui ainda palestras, circuitos em lojas e ativações em diversos pontos do DF, destacando o design como motor da economia criativa local.

Brasília Design Week 2025
Quando: até 20 de julho
Onde: Museu Nacional da República
Horário: Terça a domingo, das 9h às 18h30
Entrada gratuita

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado