Com uma vitória sobre a búlgara Tsvetana Pironkova, a russa Vera Zvonareva, ex-número 5 do mundo, chegou à primeira final de Grand Slam da sua carreira. Anteriormente, seu melhor resultado em um dos quatro maiores torneio de tênis havia sido em 2009, quando alcançou as semifinais do Aberto da Austrália.
Em Wimbledon, por sua vez, Zvonareva nunca havia passado sequer da quarta rodada. “Era meu sonho estar na quadra central jogando as finais de Wimbledon. Quando o torneio terminar, vou finalmente perceber que pude jogar a decisão e um dos meus sonhos se realizou”, afirmou a 21ª colocada no ranking.
A sua adversária na final será Serena Williams. Apesar de ter vencido a norte-americana apenas uma vez em seis partidas, a russa tem o segredo para a vitória. “Serena é uma grande jogadora. É muito difícil vencê-la quando está sacando bem, mas há momentos em que ela não acerta o primeiro serviço”, analisou. “Eu ainda não vi ninguém acertar 100% dos primeiros serviços. Preciso aproveitar as chances que tiver”, concluiu.
Antes de chegar à final, Zvonareva eliminou as favoritas Jelena Jankovic (3ª do ranking) e Kim Clijsters (8ª).