O francês Jo-Wilfried Tsonga segue atravessando um momento fantástico no Aberto da Austrália. Após eliminar os top 10 Andy Murray e Richard Gasquet, nesta terça-feira o atual número 38 do mundo não deu a menor chance para o russo Mikhail Youzhny, 14º favorito, e garantiu a classificação para as semifinais do primeiro Grand Slam da temporada.
Aliando técnica, potência e velocidade, Tsonga passou sem sustos pelo rival, algoz do quarto cabeça Nikolay Davydenko nas oitavas-de-final. Sem se importar com a trajetória de Youzhny em Melbourne, o francês rapidamente despachou o moscovita, conquistando o triunfo por 3 sets a 0 com as parciais de 7/5, 6/0 e 7/6 (8-6).
O início da partida foi complicado para o francês com ascendência congolesa. Youzhny equilibrou a disputa e vendeu caro a derrota, cedendo – e salvando – o primeiro break point apenas no décimo game. A única quebra da parcial aconteceu apenas no 12º, quando Tsonga fechou o set em 7/5 com uma boa passada sobre o rival.
No segundo set, contudo, Tsonga deu show, ao passo que o russo perdeu completamente a confiança
Apesar do massacre, o russo se recuperou no terceiro set e voltou a equilibrar a partida. Ainda que não tenha conseguido vencer o saque de Tsonga em nenhuma ocasião, o russo manteve, com certa dificuldade, todos seus games de serviço e forçou o tie-break.
No game extra, Youzhny teve um set point no saque de Tsonga, mas não conseguiu aproveitar a oportunidade. Melhor para o francês, que não vacilou quanto teve o ponto da partida no desempate e sacramentou o triunfo com 8-6.
Depois de vencer Youzhny no primeiro confronto entre os dois, Tsonga confirmou o duelo com o espanhol Rafael Nadal nas semifinais. O vice-líder do ranking de entradas da ATP, que bateu também nesta terça o finlandês Jarkko Nieminen, enfrentou a zebra francesa em uma oportunidade na carreira, justamente
Nadal e Tsonga se encontraram na terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos-2007. Na ocasião, o espanhol não deu chances para que a zebra passeasse