Novak Djokovic disse adeus nesta quarta-feira ao Masters Series de Paris logo em sua partida de estréia. Sem apresentar o mesmo tênis que o levou à terceira posição do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), o sérvio caiu diante do experiente francês Fabrice Santoro, que é apenas o 39º do mundo.
No primeiro set, Djokovic arrematou três aces, mas também cometeu duas duplas faltas, sofreu uma quebra e foi derrotado por 6/3. Mas o pior ainda estava por vir. Irreconhecível, o cabeça três do Masters Series de Paris não viu a cor da bola na segunda parcial e tomou um passeio de Santoro, que, com direito a duas derrubadas de serviço, fechou o jogo aplicando 6/2.
Esta foi a primeira vez, desde o Masters Series de Cincinnati, disputado no último mês de agosto, que Djokovic cai logo em sua estréia. Nos três eventos seguintes que disputou – Aberto dos Estados Unidos, ATP de Viena e Masters Series de Madri – o sérvio chegou pelo menos às semifinais.
Para Santoro, esta é a segunda vez, em menos de uma semana, que se torna o algoz de um tenista top 10. Na disputa do torneio de Lyon, o francês valeu-se do fator casa para eliminar o norte-americano Andy Roddick, quinto colocado do ranking da ATP, logo na primeira rodada. Agora, seu rival será o escocês Andy Murray, que derrotou o finlandês Jarkko Nieminen por 7/6 (7-5) e 6/3 nesta mesma quarta-feira.
Em outra partida já finalizada, o suíço Stanislas Wawrinka surpreendeu o cabeça-de-chave 16, o argentino Juan Ignácio Chela, por 6/3 e 6/1. Classificado, o compatriota de Roger Federer pode ter pelo caminho ninguém menos do que Rafael Nadal, número dois do mundo. Para que o embate aconteça, basta que o espanhol derrote o italiano Fillipo Volandri nesta quarta-feira.