O russo Mikhail Youzhny não teve o menor problema para vencer a sua partida de estréia no Aberto dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, o cabeça-de-chave número 11 da competição atropelou o francês Nicolas Devilder por 3 sets a 0, com parciais de 6/0, 6/1 e 6/2, e deu o primeiro passo na tentativa de defender a boa campanha obtida em 2006.
Youzhny não esteve ameaçado em momento algum da partida pelo francês, dono do posto de número 117 do ranking de entradas da ATP. Sem encontrar resistência do outro lado da quadra, o russo confirmou a vitória no primeiro confronto entre os dois e avançou para a segunda rodada do último Grand Slam do ano.
Agora, o semifinalista do ano passado terá pela frente o alemão Philipp Kohlschreiber, que também estreou com um triunfo tranqüilo em Flushing Meadows, com sets seguidos sobre o argentino Mariano Zabaleta graças às parciais de 6/2, 6/2 e 6/4.
Embora apareça na 38ª posição da lista dos melhores tenistas em atividade, Kohlschreiber leva vantagem sobre Youzhny no retrospecto direto. Os dois já se enfrentaram em duas oportunidades no circuito profissional, e o germânico venceu as duas. O último duelo marcou a final do Torneio de Munique, e o tenista local levantou o troféu após emplacar 2 sets a 1 de virada, com 2/6, 6/3 e 6/4.