Os dois melhores tenistas russos em atividade no circuito profissional estrearam com vitória no Aberto da Austrália. Coincidentemente, Nikolay Davydenko e Mikhail Youzhny venceram adversários franceses com relativa tranqüilidade e passaram para a segunda rodada da competição em Melbourne.
Quarto cabeça-de-chave, Davydenko precisou superar os traumas pessoais para despachar o francês Michael Llodra. Ainda se sentindo perseguido pela ATP em decorrência de um possível envolvimento com o escândalo de apostas em partidas masculinas, o russo top 5 não deu chances para o adversário e obteve o triunfo por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 7/5 e 6/3.
O resultado obtido na madrugada desta segunda-feira apenas confirmou o favoritismo de russo sobre Llodra, que agora deverá priorizar o torneio de duplas ao lado do compatriota Arnaud Clement. Em quatro duelos disputados contra o francês, Davydenko venceu todos.
Após vencer o atual 50º colocado do ranking de entradas, Davydenko recebeu a notícia de que terá pela frente um outro representante da França na segunda rodada do Grand Slam australiano. Ele enfrentará Nicolas Mahut, que sofreu para eliminar o argentino José Acasuso por 3 sets a 2, com parciais de /6 (7-2), 5/7, 6/2, 3/6 e 7/5.
Davydenko disputou apenas um set contra Mahut em toda a carreira. Isso porque, na segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos de 2006, o russo aplicou um pneu (6/0) sobre o adversário na etapa inicial da partida e viu o francês abandonar a competição alegando uma lesão.
Mais fácil: Youzhny teve menos trabalho do que Davydenko para garantir vaga na segunda rodada do Grand Slam. Pré-classificado número 14, ele bateu Mathieu Montcourt por 3 sets a 0 com parciais de 6/0, 6/2 e 7/6 (7-3).
Embalado pelo título do Torneio de Chennai, na Índia, há duas semanas, o russo encarará na próxima etapa o italiano Andreas Seppi, que também passou fácil pelo israelense Harel Levy. O resultado por sets seguidos foi obtido com parciais de 6/4, 6/2 e 6/1.