Cabeça de chave número 1 e atual campeã do Torneio de Acapulco, a norte-americana Venus Williams eliminou a qualifier espanhola Laura Pous Tio na noite da última quinta-feira. Já a húngara Agnes Szavay e a argentina Gisela Dulko não conseguiram confirmar o favoritismo e pararam nas quartas de final.
Em duas horas e 19 minutos, Venus teve trabalho para vencer Pous Tio, 25 anos e atual 399ª colocada do ranking mundial, por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/3 e 7/5. Na próxima rodada, ela faz um duelo inédito com a romena Edina Gallovits, que bateu a canadense Sharon Ficham em sets diretos de 7/5 e 6/2.
Do outro lado da chave, as principais favoritas foram surpreendidas. Cabeça de chave número 8 do torneio disputado no saibro mexicano, a eslovena Polona Hercog venceu Agnes Szavay, segunda pré-classificada, por 6/4 no primeiro set e viu a rival abandonar após vencer o game inicial da segunda parcial.
Na próxima fase, a eslovena protagoniza um confronto inédito no circuito com a espanhola Carla Suárez Navarro, quinta favorita e responsável por eliminar a argentina Gisela Dulko, cabeça de chave número 3, com um triunfo por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 7/6 (7-4).