A família Williams será representada por suas duas competidoras nas oitavas-de-final do Aberto dos Estados Unidos. Após a difícil vitória de Serena sobre Vera Zvonareva, Venus não deixou por menos e também eliminou sua oponente da terceira fase, mas sem tantos problemas com a adversária como encontrado por sua irmã.
Em um jogo de praticamente um lado atacando, Venus fechou a partida com fáceis 6/1 e 6/2, em 58 minutos de partida. A adversária era ninguém menos que a ucraniana Alona Bondarenko, cabeça-de-chave número 21 do torneio, o que deu ainda mais crédito à vitória da norte-americana. A superioridade da tenista da casa foi demonstrada nos números. Convertendo seis de nove break points e conseguindo 30 winners, contra apenas cinco de Bondarenko, a bicampeã se deu até ao luxo de errar mais que sua oponente: 26 a 14.
Após a fácil vitória, Venus Williams agora terá uma partida que promete ser muito mais equilibrada. A cabeça-de-chave número 12 enfrenta a quinta principal favorita, Ana Ivanovic, da Sérvia, que bateu a russa Vera Dushevina. Apesar de ambas estarem entre as 20 melhores tenistas do mundo, Venus e Ivanovic se enfrentaram apenas uma vez, com vitória da norte-americana por 6/2 e 6/4, na terceira fase do último Aberto dos Estados Unidos.