Defendendo os 450 pontos conquistados em 2007, quando chegou às semifinais do Aberto da Austrália, a jovem tcheca Nicole Vaidisova iniciou sua trajetória na competição na manhã desta segunda-feira com uma vitória tranqüila sobre a romena Ioana Roluca Olaru e avançou na ‘chave da morte’ do torneio feminino do primeiro Grand Slam do ano.
Favorita de número 12 ao troféu em Melbourne, Vaidisova confirmou o triunfo sobre a 57ª colocada do ranking de entradas da WTA em apenas uma hora de disputa. A vitória da musa tcheca de 18 anos foi ratificada com direito a pneu na etapa final e as parciais de 6/3 e 6/0.
Com histórico de bons desempenhos na Austrália nas três participações no torneio, Vaidisova enfrentará na segunda rodada a australiana Alicia Molik, número 62 do mundo, que também nesta segunda-feira sofreu, mas passou pela estoniana Kaia Kanepi por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-4) e 7/5.
Uma das integrantes da chave que possui a belga Justine Henin, líder do ranking de entradas, Vaidisova carrega um histórico curioso no primeiro Grand Slam do ano: ela só foi derrotada por finalistas do torneio. Em 2005, sua algoz na terceira rodada foi a norte-americana Lindsay Davenport, que foi batida na decisão pela compatriota Serena Williams.
No ano seguinte, a musa caiu nas oitavas-de-final diante da francesa Amélie Mauresmo, que mais tarde se sagrou campeã. Já em 2007, a tcheca foi superada por Serena, que na disputa do título atropelou a russa Maria Sharapova.
Dementieva vence fácil: Cabeça-de-chave número 11 do Aberto da Austrália, Elena Dementieva iniciou sua trajetória no evento com uma vitória tranqüila sobre a veterana israelense Tzipora Obziler. Diante de uma adversária de 34 anos, a russa aplicou 2 sets a 0, com um duplo 6/2.
Dementieva terá pela frente na segunda rodada a espanhola Anabel Medina Garrigues, que figura na 34ª posição do ranking de entradas da WTA. A compatriota de Rafael Nadal superou na estréia a tcheca Petra Cetkovska por sets seguidos, parciais de 7/6 (7-1) e 6/0.