O maior destaque foi Ricardo Mello, cabeça-de-chave número quatro e segundo melhor tenista do Brasil. Ele fez jogo duro, mas derrotou o argentino Diego Junqueira por 2 sets a 1, parciais de 7/6 (7-4), 4/6 e 6/3. Em busca de vaga nas quartas-de-final, encara outro argentino, Juan Pablo Brzezicki, que passou pelo local Felipe Parada por 6/4 e 6/2.
Outro bom resultado foi a vitória do gaúcho Marcos Daniel sobre o paraguaio Ramon Delgado, sétimo favorito e semifinalista em São Paulo. Daniel fechou o triunfo com autoridade, parciais de 7/6 (7-3) e 6/3, mostrando estar recuperado de problemas físicos que o tiraram das quadras no final de 2006 e o deixaram perto do fim da carreira.
Novamente motivado e disposto a recuperar lugar entre os 100 do mundo (foi 80º em junho de 2006), o atual 168º encara o uruguaio Pablo Cuevas. Outro brasileiro na segunda rodada é Rogério Dutra Silva. Destaque do país no Aberto de São Paulo, com a semifinal, ele derrotou o gaúcho André Ghem por 7/5 e 6/4 e agora pega o argentino Mariano Zabaleta, que eliminou o cabeça um Diego Hartfield.