Menu
Gastronomia

Tortas são uma opção prática, deliciosa e muito econômica

Arquivo Geral

14/03/2014 11h20

Quando o assunto é o reaproveitar alimentos, as tortas ganham destaque. Doces ou salgadas, elas reúmen sabor e praticidade, além de serem excelentes opções no combate ao desperdício. 

Segundo o cozinheiro Alex Pereira, transformar as sobras em novos pratos é uma grande aposta. “Quase toda comida pode ser aproveitada, por isso jogar fora o que restou é um erro. Além disso, o tempero da comida fica mais apurado de um dia para o outro”, afirma. 

De acordo com ele, frutas e cascas, arroz, carnes, verduras, legumes e uma infinidade de alimentos podem virar tortas incríveis. “A comida não precisa se transformar apenas em tortas, mas elas ganham espaço, pois são práticas e fáceis de serem feitas em casa. Porém, é preciso arriscar, investir em todos os tipos de sobras, misturar os alimentos e não ter medo de errar”, diz.

Cuidado

Alex ressalta que é fundamental analisar o aspecto e o cheiro dos ingredientes. “Quando o resto de comida não está em condições de ser reutilizado, é preciso jogar fora. Nenhum alimento que não está perfeito pode ser aproveitado”, alerta. 

Ainda de acordo com ele, as folhas em geral também não devem ser utilizadas, pois não combinar com a massa e não costumam ser do agrado de muitas pessoas. “Já o palmito, brócolis, cenoura, tomate e batata são elementos fundamentais no sabor das tortas”, completa Alex Pereira.

A proprietária do Bella Gulla Tortaria e Café, Gracilene de Lima, também garante que as tortas são pratos de muito sabor e simples preparo. “Embora em nossas lojas não ocorra o reaproveitamento de alimentos, em casa é possível aproveitar diversos tipos de ingredientes na elaboração das tortas caseiras. O que vale é a criatividade dentro da cozinha”, conclui.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado