Menu
Gastronomia

Torneio de Adelaide será o primeiro a adotar formato de grupos

Arquivo Geral

26/10/2006 0h00

Logo na virada do ano, os tenistas experimentarão a primeira competição em formato de grupos. A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) divulgou nessa quarta-feira que o Torneio de Adelaide, a ser realizado entre 31 de dezembro de 2006 e 7 de janeiro de 2007, será o primeiro a testar o modelo.

O formato foi aprovado pela entidade há dois meses e abre uma série de reformulações no circuito profissional. Além de Adelaide, mais 12 torneios terão o novo modelo em 2007 e serão três formas de disputa diferentes.

A competição na Austrália terá a participação de 32 tenistas na chave principal. Em uma primeira etapa, os 16 piores ranqueados se enfrentam em eliminatórias simples e os oito vencedores se juntam aos 16 melhores ranqueados para a segunda fase.

Os 24 tenistas serão divididos em oito grupos de três jogadores cada e o melhor colocado de cada chave avança para a fase final, que terá duelos eliminatórios até a decisão. Além de Adelaide, outros oito torneios terão o mesmo formato: Delray Beach, Buenos Aires, Las Vegas, Estoril, Bastad, Indianápolis, Umag e Estocolmo.

Já em Viña del Mar e Newport, a chave principal terá 24 participantes, com oito grupos de três tenistas cada. O melhor colocado se classifica para as quartas-de-final e os atletas disputam jogos eliminatórios até a final.

Em outras duas competições (Washington e Queen’s), a chave terá 48 tenistas divididos em 16 grupos de três tenistas. O vencedor da cada grupo avança para as oitavas-de-final, quando iniciam os confrontos eliminatórios.

Caso o formato seja aprovado, há a possibilidade de mais torneios adotarem o evento por grupos em 2007. “É uma pesquisa que faremos entre os torcedores, organizadores e jornalistas para saber o formato ideal. Vamos sempre procurar fazer o melhor”, explicou o diretor-executivo da ATP, Etienne de Villiers.

< !-- /hotwords -- >

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado