O formato foi aprovado pela entidade há dois meses e abre uma série de reformulações no circuito profissional. Além de Adelaide, mais 12 torneios terão o novo modelo em 2007 e serão três formas de disputa diferentes.
A competição na Austrália terá a participação de 32 tenistas na chave principal. Em uma primeira etapa, os 16 piores ranqueados se enfrentam em eliminatórias simples e os oito vencedores se juntam aos 16 melhores ranqueados para a segunda fase.
Os 24 tenistas serão divididos em oito grupos de três jogadores cada e o melhor colocado de cada chave avança para a fase final, que terá duelos eliminatórios até a decisão. Além de Adelaide, outros oito torneios terão o mesmo formato: Delray Beach, Buenos Aires, Las Vegas, Estoril, Bastad, Indianápolis, Umag e Estocolmo.
Já em Viña del Mar e Newport, a chave principal terá 24 participantes, com oito grupos de três tenistas cada. O melhor colocado se classifica para as quartas-de-final e os atletas disputam jogos eliminatórios até a final.
Em outras duas competições (Washington e Queen’s), a chave terá 48 tenistas divididos em 16 grupos de três tenistas. O vencedor da cada grupo avança para as oitavas-de-final, quando iniciam os confrontos eliminatórios.
Caso o formato seja aprovado, há a possibilidade de mais torneios adotarem o evento por grupos em 2007. “É uma pesquisa que faremos entre os torcedores, organizadores e jornalistas para saber o formato ideal. Vamos sempre procurar fazer o melhor”, explicou o diretor-executivo da ATP, Etienne de Villiers.
< !-- /hotwords -- >