Como já vinha sendo especulado, o britânico Tim Henman anunciou nesta quinta-feira que irá abandonar o tênis profissional. O boato já não era novo, mas ganhou mais força nos últimos dias.
Henman confirmou a informação de que deixa as quadras após os confrontos da Grã-Bretanha contra a Croácia, válidos pela repescagem do grupo mundial da Copa Davis, que acontecem entre os dias 21 e 23 de setembro. Até lá, o ex-número quatro do mundo deve participar apenas de seu último Aberto dos EUA, a partir da semana que vem.
“Vou me aposentar após as partidas da Copa Davis contra a Croácia, em Wimbledon”, confirmou Henman, lamentando ter a surpresa ‘estragada’ pelas especulações recentes da imprensa européia. “Sinto muito não poder ter contado a vocês pessoalmente, mas a coisa toda saiu do meu controle”, afirmou.
Aos 32 anos, o atual número 92 do mundo é o tenista de maior sucesso de seu país da chamada Open Era do tênis (desde 1968). Ao todo, foram 11 títulos de torneios ATP, alcançando ainda quatro vezes as semifinais de Wimbledon (98, 99, 2001 e 2002), uma a de Roland Garros e uma a do Aberto dos EUA (ambas em 2004).
Henman explicou ainda que deve se dedicar mais à família – sua esposa Lucy espera seu terceiro filho. Além disso, as lesões mais recentes nas costas e nos joelhos deram uma contribuição decisiva para sua aposentadoria. O próprio tenista admitiu, porém, que já vinha pensando em pendurar a raquete há algum tempo.
“A maneira que (as costas) afetaram meu desempenho tornou minha vida mais difícil, menos aproveitável. Com um terceiro filho a caminho, há um incentivo a mais para ficar em casa”, explicou o segundo melhor da Grã-Bretanha na atualidade, superado apenas pelo escocês Andy Murray. “Não é necessariamente o fim da linha para mim, mas um novo começo”, completou.