Apesar da eliminação, ele não sai de cabeça baixa do torneio. Pelo contrário, garante a posição de número dois do Brasil e se aproxima pela primeira vez do top 100 do ranking mundial, coroando grande ascensão a partir de 2004, quando chegou a ficar sem pontos no ranking graças à grave contusão no ombro.
Nas duas últimas semanas, o paulista disputou cinco partidas e venceu quatro, três delas pelo qualifying. Assim, garantiu pela primeira vez na carreira participação em um Grand Slam. Na segunda-feira, completou o ótimo desempenho com vitória na primeira rodada sobre o argentino Mariano Zabaleta por 3 sets a 1, parando apenas no embalado Verdasco, outra jovem revelação do circuito.
Alves, que terminou a temporada de 2005 como o 153º do mundo, vive em 2006 um dos melhores anos de sua carreira. Ele começou com altos e baixos, mas elevou nível agora no segundo semestre, quando venceu seus primeiros jogos em torneios ATP, o primeiro na grama de Newport e o segundo no piso sintético de Indianápolis.
Após os bons desempenhos, voltou para o Brasil e garantiu o título do Challenger de Belo Horizonte. Na semana anterior ao Grand Slam, ainda foi ao Equador e conquistou o bi do Challenger de Manta. Com as campanhas, subiu para o 123º lugar, um atrás do então segundo do Brasil, Flávio Saretta.
No entanto, as vitórias no quali e na primeira rodada já garantem ao paulista pontos suficientes para bom avanço. Ele ainda tem chances de continuar a ascensão no decorrer do ano, já que não tem muitos pontos a defender em relação a 2005 (foi campeão de um Challenger em Quito, em outubro, mas se deu mal em outros seis torneios na seqüência).
Apesar da derrota por 3 a 0, Alves teve chances principalmente no primeiro set, quando desperdiçou break points no 3/3 e no 5/5. No segundo, depois de sair em desvantagem de quebra, teve oportunidade para empatar, mas novamente não concluiu. A parcial decisiva foi a mais tranqüila para o espanhol, mas novamente o brasileiro ficou perto de devolver quebras. Verdasco, porém, não se intimidou e partiu para a vitória tranqüila em 6/1.
Veja galeria de fotos do Aberto dos EUA
< !-- /hotwords -- >