Menu
Gastronomia

Técnico de Bellucci deve ser novo capitão do Brasil na Davis

Arquivo Geral

15/01/2010 0h00

Atual 34ª colocado no ranking da ATP, Thomaz Bellucci é treinado por João Zwetsch desde o começo de 2009. Depois de trabalhar como técnico do Brasil na Copa Davis durante os últimos anos, ele deve substituir Francisco Costa na função de capitão da equipe nacional.


Orientado pelo ex-tenista espanhol Emílio Sanchez Vicário, coordenador do tênis no País, Jorge Lacerda Rosa, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), pretende trabalhar apenas com um capitão a partir de 2010 e extinguir o cargo de treinador.


A ideia é contar com a participação de todos os técnicos dos jogadores convocados para defender a equipe nacional. O presidente da CBT quer definir o capitão até fevereiro. “Como jogamos só em maio, não temos pressa. Vamos esperar o Emílio chegar”, disse Lacerda em entrevista exclusiva à GE.Net.


Francisco Costa sucedeu Fernando Meligeni como capitão. Afastado do Grupo Mundial desde 2003, o Brasil perdeu nos playoffs nos últimos quatro anos, três sob o comando de Costa (contra Equador, Croácia e Áustria). Ele ganhou metade de suas seis séries com um total de 15 triunfos e 14 derrotas.


De acordo com Lacerda, um rodízio já havia sido combinado com Francisco Costa e João Zwetsch. Com a extinção do cargo de treinador, no entanto, um deles deixará a equipe e o fato de viajar com Thomaz Bellucci durante o ano pesa em favor do segundo, que levou Flávio Saretta ao 44º lugar do ranking mundial em setembro de 2003.


“A tendência é que o João permaneça, até porque está no circuito profissional e já tínhamos a ideia de fazer uma rotatividade entre eles. Dos brasileiros, é um dos poucos que realmente está no circuito. É importante para o capitão na Davis viajar e observar os jogadores no exterior. Eu vejo o João mais no circuito do que o Chico”, disse Lacerda.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado