Disputando a sua primeira edição do Aberto dos Estados Unidos, a jovem húngara Agnes Szávay continua impressionante. Nesta segunda-feira, a tenista de 18 anos despachou a ucraniana Julia Vakulenko por 2 sets a 0 e garantiu participação nas quartas-de-final da competição.
Embora enfrentando uma tenista mais experiente, de 24 anos, Szávay não teve muito trabalho para avançar. Em 1h44 de atuação, a húngara sacramentou o resultado com parciais de 6/4 e 7/6 (7-1) e deu mais um passo no evento.
A adversária de Szávay na etapa seguinte será a campeã da edição 2004 do US Open. A atual número 31 do ranking de entradas terá pela frente a russa Svetlana Kuznetsova, que passeou diante da bielorrussa Victoria Azarenka, algoz da suíça Martina Hingis nas oitavas-de-final. Quarta cabeça-de-chave, Kuznetsova não teve problemas para despachar a adversária. As parciais de 6/2 e 6/3 foram conquistadas depois de 1h14 de atuação.
Szávay e Kuznetsova se encontraram apenas uma vez no circuito profissional – coincidentemente, há pouco mais de uma semana. O duelo travado aconteceu na final do Torneio de New Haven, e a russa levantou o caneco da competição graças à desistência da húngara por causa de uma lesão nas costas. Antes do abandono, Szávay havia vencido o primeiro set por 6/4, mas perdia a segunda parcial por 3/0.