Eliminada na segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos no ano passado, a suíça Martina Hingis garantiu nesta quinta-feira classificação para a terceira fase da competição ao vencer a francesa Pauline Parmentier por 2 sets a 0, parciais de de 6/2 e 7/5.
Hingis, cabeça-de-chave 16, registrou um bom aproveitamento no primeiro serviço (67%) e nos pontos disputados a partir do saque da rival (51%). Ao todo, foram seis quebras em nove oportunidades, além de apenas 18 erros não-forçados contra 30 da rival.
Campeã em 1997 e vice em 1998 e 1999, a suíça espera brilhar novamente no Grand Slam norte-americano depois de ficar três anos aposentada e só retornar ao circuito em 2006. A próxima adversária será a búlgara Victoria Azarenka, que bateu a eslovaca Dominika Cibulkova por duplo 6/2.
A outra representante da Suíça na terceira rodada é Patty Schnyder, cabeça-de-chave 11, que atropelou a francesa Severine Bremond com parciais de 6/3 e 6/0 em apenas 1h01 de partida.
Schnyder salvou os três break points que teve contra, converteu quatro dos sete que teve a favor, concluiu 87% das jogadas em que foi à rede e faturou 82% dos pontos disputados a partir do seu primeiro serviço.
Quadrifinalista em 1998 e eliminada nas oitavas-de-final nas últimas três vezes que esteve em Nova York, a suíça pega na terceira rodada a austríaca Tamira Paszek, de 16 anos, que faz sua estréia no Grand Slam norte-americano e despachou a cabeça-de-chave 24 Francesca Schiavone.
Em outro jogo já encerrado, a ucraniana Julia Vakulenko bateu a croata Jelena Kostanic Tosic por 6/2 e 6/1 e espera agora pela vencedora do duelo entre a eslovaca Katarina Srebotnik e a russa Maria Kirilenko.