Campeão da edição anterior do Torneio de Roterdã, o tcheco Radek Stepanek estreou com vitória sua defesa de título. Nesta quarta-feira, ele bateu seu compatriota Jan Hernych por 6/2 e 7/5. Na próxima rodada, ele enfrenta o alemão Philipp Kohlschreiber, que se beneficiou de uma lesão do francês Gilles Simon. Kohlschreiber vencia a partida por 6/3 e 3-1, quando o adversário anunciou sua desistência.
Quem já garantiu seu nome entre os quadrifinalistas foi o espanhol David Ferrer. Ele superou o belga Kristof Vliegen por 6/4 e 6/2, após um início de confronto irregular. Vliegen quebrou o serviço do adversário logo no início do primeiro set e abriu vantagem de 2-0 antes que Ferrer começasse a reagir.
O espanhol ainda chegou a ficar em desvantagem de 4-2, mas conseguiu confirmar seus serviços e ainda quebrar os restantes de Vliegen para definir a parcial. No segundo set, o belga não mostrou resistência. Em jogo válido ainda pela primeira rodada, o francês Marc Gicquel levou vantagem sobre seu compatriota Arnaud Clement e venceu com 6/4 e 6/3.