Foi definido nesta quarta-feira o adversário do Brasil na repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. Embora tenha escapado de países mais complicados como Croácia, Sérvia e Suíça, a equipe do capitão Francisco Costa terá que viajar à Áustria, que figura na 16ª colocação do ranking da competição – oito acima da colocação brasileira – para enfrentar os anfitriões, que ainda terão o direito de escolher o tipo de piso da quadra da disputa.
Será o segundo confronto entre os dois países na Davis. O primeiro foi travado em setembro de 1996, sobre o piso de carpete
No entanto, não será uma tarefa fácil para os comandados de Chico Costa, uma vez que a Áustria possui quatro tenistas entre os top 100 do ranking de entradas. Vale lembrar que o melhor brasileiro (Flávio Saretta) aparece no posto de número 103 da lista.
O melhor tenista austríaco na atualidade segundo a ATP é Jurgen Melzer, dono do 28º posto da lista. No entanto, o tenista de 25 anos possui apenas um título na carreira: o do torneio de Bucareste, conquistado em 2006. Neste ano, ele chegou à final do Torneio de Las Vegas e foi derrotado pelo australiano Lleyton Hewitt na decisão. Melzer também aparece bem colocado no ranking de duplas, figurando na 18ª colocação. Seu parceiro nas disputas é o compatriota Julian Knowle, 19º.
O segundo tenista melhor ranqueado do país europeu é Stefan Koubek, número 63 do mundo, mas que jamais venceu um torneio oficial da ATP. Entre os 100 do mundo ainda aparecem Alexander Peya (93º) e Werner Eschauer (94º).
Neste ano, a Áustria foi derrotada em casa pela Argentina por
Confira os outros confrontos da repescagem da Davis:
Sérvia x Austrália
Peru x Belarus
Israel x Chile
Grã-Bretanha x Croácia
República Tcheca
Japão x Romênia
Eslováquia x Coréia do Sul