Soderling vinha de derrota na semana passada, na estréia do Torneio de Metz, mas se recuperou com estilo e agora aparece como um dos favoritos para conquistar o título da competição, uma das três da semana em quadras rápidas na Europa. Ele enfrenta na segunda rodada o vencedor de Jonas Bjorkman e um tenista vindo do qualifying.
O tenista tenta voltar aos bons resultados no circuito depois de alguns meses. Sua última campanha satisfatória aconteceu em agosto, em New Haven, nos EUA, com as semifinais. Atualmente na 36ª colocação, luta por pontos para entrar definitivamente no top 30, sua meta para 2006. A vantagem é que não defende pontos agora.
Na disputa da Davis, Soderling não foi incomodado em seus dois jogos e derrotou tanto Ricardo Mello, quanto Flávio Saretta por 3 sets a 0. Ele foi decisivo na vitória do país europeu por 3 a 1, que deixou o Brasil na segunda divisão da competição. Já a Suécia voltou ao Grupo Mundial e estréia em 2007 contra Belarus, fora de casa.
A rodada desta segunda-feira em Estocolmo foi excelente para outros favoritos. O tcheco Thomas Berdych, cabeça três, passou sem dificuldades pelo alemão Bjron Phau por 6/3 e 6/2. Ainda na luta por vaga no Masters de Xangai, torneio que reúne os oito melhores ao final da temporada, enfrenta agora Andreas Vinciguerra ou um tenista que veio do quali.
O cabeça quatro, o espanhol David Ferrer, também começou bem. Ele derrotou o italiano Andreas Seppi por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4, e também se recuperou de tropeço na estréia em Metz. Seu próximo rival é Feliciano Lopez ou Juan Monaco. Por fim, o belga Olivier Rochus derrotou o norte-americano Vincent Spadea por 6/3 e 6/4.
O cabeça seis encara nas oitavas o tailandês Paradorn Srichaphan, responsável pela eliminação do norte-americano Mardy Fish por 2 sets a 1, com parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 6/1. No último duelo do primeiro dia, o canadense Frank Dancevic despachou o espanhol Guillermo Garcia-Lopez por 6/4 e 6/1.
< !-- /hotwords -- >